Ceará

Festival da Cultura Icoense tem início com arte, meio ambiente, esporte e solidariedade

Com uma vasta programação artística e cultural, que inclui música, teatro, dança, exposições e o Concurso Literário Icoense – CLIC, foi aberto nessa quarta-feira, 18, a 3ª edição do Festival da Cultura Icoense, no Centro de Arte e Cultura prefeito Aldo Marcozzi Monteiro.

Published

on

Com uma vasta programação artística e cultural, que inclui música, teatro, dança, exposições e o Concurso Literário Icoense – CLIC, foi aberto nessa quarta-feira, 18, a 3ª edição do Festival da Cultura Icoense, no Centro de Arte e Cultura prefeito Aldo Marcozzi Monteiro.

Denominado Icozeiro, o evento gratuito conta, em 2013, com diversas programações paralelas que ampliam o alcance do Festival e o tornam o único do gênero e em pluralidade no interior do Ceará.

Além dos shows e apresentações que acontecem no palco do Centro de Arte e Cultura, a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, o Icozeiro tem em sua programação a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, em parceria com o Hemoce, o IV Jogo Beneficente em Prol do Natal sem Fome, em parceria com a Secretaria de Esportes, e o Dia Verde, com apresentação de palestra, documentário, trilha ecológica e entrega do Troféu Louro Verde, destinado a pessoa física, jurídica e escola com trabalhos voltados ao Meio Ambiente em Icó.

HOMENAGEADOS Em 2013, assim como nos anos anteriores, o Festival da Cultura Icoense realiza a homenagem a uma pessoa que tenha um relevante trabalho voltado à Educação, Social e Cultura. O agraciado desta vez, com a Comenda Miguel Porfírio de Lima, será Moacir Monteiro Brasil, que atua na Cultura Popular e fomenta a cantoria e o repente em Icó.

Outro premiado, de forma especial em 2013 pelo Icozeiro, será o poeta Geraldo Amâncio, que neste ano completa 50 anos de carreira e como ativista e defensor da poesia popular.

No tocante ao Troféu Louro Verde, que pela primeira vez aparecerá no Icozeiro, serão premiados nas categorias Pessoa Física, Empresa e Escola, seja pública ou privada, municipal ou estadual.

EXPOSIÇÕES Outro ponto a parte do Icozeiro diz respeito às exposições que estarão presentes no evento. Em andamento encontra-se a “Coprofagia”, de Chico Carneiro e Carlos Dias, do Coletivo Chá das Cinco, que destina-se a uma visão crítica da sociedade de consumo e industrial no mundo pós-moderno.

Outra exposição que estará presente será a de 100 anos do poeta Vinícius de Morais, do SESC Iguatu, e “Desmame”, do premiado coletivo Café com Gelo, da região do Cariri cearense. Além disso, a Aproarti, que exporta o artesanato icoense, estará presente, juntamente com o artesanato produzido pelos usuários do CAPS-AD.

SERVIÇO:

III Festival da Cultura Icoense – Icozeiro

Local: Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro [antiga Casa de Câmara e Cadeia].

Data: 18 a 30 de dezembro

Horário: A partir das 19h30

Entrada: Gratuita

EM ALTA

Sair da versão mobile