Festival Halleluya reuniu milhares de católicos em 2012 no CEU (Foto: Halleluya/Divulgação)
Festival Halleluya reuniu milhares de católicos em 2012 no CEU (Foto: Halleluya/Divulgação)
Festival Halleluya reuniu milhares de católicos em 2012 no CEU (Foto: Halleluya/Divulgação)

O Festival católico Halleluya começa nesta quarta-feira (23) no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza.

Com expectativa para receber cerca de 200 mil pessoas por noite, o primeiro dia de Halleluya terá primeira vez a participação do cantor Tony Allyson. Ainda nesta quarta-feira (23), terá shows de Batista Lima e Adriana Arydes.

De acordo com a organização, os portões devem abrir às 18h. A programação desta quarta-feira (23) está marcada para começar às 19h com a celebração de uma missa. Em seguida, sobe ao palco o cantor goiano Tony Allyson. Depois, se apresentarão Batista Lima e, para encerrar a a primeira noite, Adriana Arydes, que retorna ao festival depois de ser mãe.

Atrações

Durante os cinco dias, serão mais de 40 horas de programação. Na quinta-feira (24), as atrações musicais são Naldo José, Diego Fernandes, Ziza Fernandes e Rosa de Saron. Na sexta-feira (25), se apresentam Comunidade Recado, Davidson Silva, Nilton Júnior e Banda Dominus.

O sábado (26) é o dia com o maior número de artistas: Eros Biondini, Missionário Shalom, Irmã Kelly Patrícia, Ana Gabriela, Alto Louvor e Cosme. No domingo (27), Suely Façanha, Dunga e Adoração e Vida encerram a programação do festival.

O Festival Halleluya também lembrará um ano da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. O peregrino Fábio Mateus que saiu de Trairi para participar da JMJ no Rio de Janeiro a pé confirmou presença no Halleluya. Ele vai compartilhar com os jovens a aventura que o fez percorrer 2.968 Km. Fábio ficou próximo ao Papa Francisco durante dois atos centrais realizados em Copacabana. 

Espaços

Paralelo aos shows, todos os dias o Halleluya terá outros espaços para diferentes momentos do público, como Espaço da Solidariedade, com a doação de alimentos e de sangue, Halleluya Kids, Halleluya Adventure, Espaço cultural, Espaço da Misericórdia e Construtores da Sociedade.

A coordenadora do Núcleo de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Nágela Lima, espera alcançar a meta de 800 bolsas de sangue. Quarenta pessoas estarão num stand montado dentro da Arena Halleluya, coletando bolsas de sangue e realizando cadastros de doadores de medula óssea.

Segurança

O plano de segurança da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS-CE) prevê um destacamento com 300 policiais, 30 cavalos, 7 viaturas e 30 motos distribuídos nas cinco noites de evento. Os PMs atuarão em todo o perímetro onde acontece o Halleluya.

O 16º Distrito Policial, próximo ao Condomínio Espiritual Uirapuru, funcionará em regime de plantão para atendimento primário de possíveis ocorrências. O Corpo de Bombeiros contará com 75 homens e 4 viaturas durante os cinco dias do Festival Halleluya.

Segundo a Autarquia Municipal de Transito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a partir das 14h, 60 homens por dia estarão organizando os pontos de acesso ao evento, que se dará pela Av. Alberto Craveiro e Av. Dr. Silas Munguba (antiga Dedé Brasil).

Fonte: G1