Regional

Festa do Senhor do Bonfim se encerra neste domingo

[caption id="attachment_130" align="alignleft" width="600"]Procissão em louvor ao Senhor do Bonfim. Saída em frente ao santuário e percurso por ruas do centro histórico com andor da imagem do santo FOTO: HONÓRIO BARBOSAProcissão em louvor ao Senhor do Bonfim. Saída em frente ao santuário e percurso por ruas do centro histórico com andor da imagem do santo FOTO: HONÓRIO BARBOSA[/caption]A festa em homenagem ao Senhor do Bonfim finaliza com a recolocação da imagem no altar-mor em Icó. Depois da tradicional procissão que reuniu no último dia 1º cerca de 20 mil devotos, os católicos desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, vivem agora a expectativa da celebração, no próximo domingo, dia 6, da solenidade de recolocação da imagem do Senhor do Bonfim ao altar-mor do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico. O ato religioso está marcado para acontecer às 19 horas.

Published

on

Procissão em louvor ao Senhor do Bonfim. Saída em frente ao santuário e percurso por ruas do centro histórico com andor da imagem do santo FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A festa em homenagem ao Senhor do Bonfim finaliza com a recolocação da imagem no altar-mor em Icó. Depois da tradicional procissão que reuniu no último dia 1º cerca de 20 mil devotos, os católicos desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, vivem agora a expectativa da celebração, no próximo domingo, dia 6, da solenidade de recolocação da imagem do Senhor do Bonfim ao altar-mor do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico. O ato religioso está marcado para acontecer às 19 horas.

 

Antes, às 18 horas, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento, que deverá ser presidida pelo frade missionário, Rogério Severino de Lima, pároco de Icó. De acordo com a tradição, milhares de fiéis devem participar do ato religioso e haverá queima de fogos, para assinalar o encerramento do ciclo de festas religiosas na cidade que teve início em dezembro passado, com o novenário em louvor à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Desde o dia 1º passado, quando houve a caminhada com o andor do Senhor do Bonfim pelas ruas da cidade, a imagem de Jesus Crucificado permanece exposta, no santuário, próxima ao altar. Neste período, a movimentação dos devotos é intensa. Os fiéis rezam, fazem pedidos e agradecimentos. Todos tocam e beijam a escultura, que chegou a Icó há 263 anos. Alguns aproveitam para tirar fotos e guardar de lembrança.

Pela manhã, tarde e noite, o Santuário do Senhor do Bonfim permanece aberto para receber os católicos vindos dos bairros, da zona rural e visitantes de outras cidades. A festa em honra a Jesus Crucificado atrai milhares de fiéis que seguem uma tradição bicentenária. “Há 20 anos participo da festa”, disse a aposentada, Mardônia Alves. “Para mim, Senhor do Bonfim representa tudo”.

Há mais de dois séculos e meio, a imagem chegou a Icó, vinda de Portugal, após desembarcar em Salvador, na Bahia. Para o sertão cearense foi conduzida em lombo de animais, numa longa e penosa jornada. Até hoje, a devoção dos católicos a Jesus Crucificado é marcada por forte fervor religioso. “Jesus venceu a morte, pois ressuscitou, e morreu por nossa salvação”, observa a comerciária, Francisca Rolim, que no último dia 1º participou da procissão pelas ruas da cidade.

A funcionária pública Édna Ribeiro disse que há mais de 10 anos participa dos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim. “Somos devotos e temos a obrigação de participar”. Na igreja, quem mais comparece para rezar em frente da imagem são os idosos. A aposentada Francisca Custódio lembrou que há mais de 60 anos participa do novenário e vai à procissão. “Venho desde criança, com minha mãe”.

Os festejos ao Senhor do Bonfim começaram no último dia 22 de dezembro, com a abertura do novenário, e prosseguiram até o dia 1º de janeiro, quando houve a procissão com o andor do santo pelas ruas largas do Centro Histórico da cidade, na área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O encerramento acontece no próximo domingo, Dia de Reis, com a recondução (subida) da imagem no altar principal do santuário.

Um grupo de devotos, com esforço físico, muito cuidado e movido pela fé, coloca a imagem na parte elevada do altar, onde permanecerá até o próximo dia 1º de janeiro de 2014. É mais uma demonstração do fervor religioso, da força da religiosidade popular. A partir da chegada dos frades carmelitas missionários na paróquia de Icó há dois anos a festa obteve crescimento acentuado, mobilizando um maior número de católicos da região.

Caminhada

No último dia 1º, milhares de fiéis participaram da tradicional procissão pelo centro histórico da cidade. Neste ano, a participação foi muito elevada. “O andor estava muito bonito”, disse o consultor empresarial, João Albuquerque, que há décadas participa da caminhada como forma de pagar uma promessa. “Nasci aqui e mantenho a devoção ao Senhor do Bonfim”. Os devotos fazem preces, agradecimentos e apresentam novos pedidos. A maioria veste branco. Alguns carregam tijolos e pedras sobre os ombros e a cabeça. Outros caminham de pés descalços. Na sala de ex-votos as peças que se acumulam são demonstração da fé, do pagamento de promessas e da religiosidade popular.

“A festa do Senhor do Bonfim faz parte da tradição e de grande fervor popular”, observa o sacristão do santuário, José Dino (Dedé). “A celebração da subida da imagem ao altar é muito bonita e participativa”, frisou o comerciário Francisco Pereira. O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, observou que os festejos representam o fortalecimento da espiritualidade dos devotos para o ano todo.

Padroeiro

Senhor do Bonfim não é o padroeiro do município de Icó, mas é a celebração que reúne o maior número de fiéis. Senhor do Bonfim é Jesus Crucificado. A padroeira de Icó é Nossa Senhora da Expectação, que representa Maria Santíssima, grávida, na expectativa de dar à luz o Menino Jesus, cujo novenário é celebrado de 9 a 18 de dezembro.

A imagem do Senhor do Bonfim foi restaurada no ano de 2007 e retornou às cores originais, do século XVIII. A imagem veio de Portugal e chegou à cidade de Icó no ano de 1750. A escultura é talhada em madeira. Após desembarcar na cidade de Salvador, na Bahia, foi conduzida para o sertão cearense em lombo de animais, numa longa jornada.

Chegada

263 anos é o tempo em que a imagem do Senhor do Bonfim chegou a Icó. A movimentação dos devotos é intensa na cidade, onde os fiéis fazem promessas

Mais informações

Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Théberge

Centro Histórico de Icó

Região Centro-Sul

Telefone: (88) 3561. 1052

Fonte: Diario do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile