Futebol

Ferrão com a vaga e Iguatu o primeiro rebaixado do Cearense 2019

Published

on

Jogos da penúltima rodada da primeira fase definiram mais dois classificados: Ferrão e Barbalha. E o Iguatu é o primeiro rebaixado.

O Ferroviário venceu o Floresta por 2 a 1, ontem, no Presidente Vargas (PV). Garantiu vaga na segunda fase, mas não tem chances de terminar a primeira fase do Campeonato Cearense em primeiro e consequentemente ganhar vaga na Copa do Brasil de 2020. Isso porque o Barbalha venceu o Guarani de Juazeiro, no Romeirão, por 3 a 0 ? gols de Netinho, Bruno Paraíba e Olávio.

Em Fortaleza, o Floresta viu o Ferroviário abrir o marcador, ainda no primeiro tempo, com Edson Cariús ? que chegou a seis gols em seis jogos e segue como artilheiro isolado do campeonato. O Verdão da Vila Manoel Sátiro empatou em linda cobrança de falta de Iago Barbosa. O Ferrão virou em um lance em que Emerson Catarina precisou disputar com a zaga do Floresta para completar para o gol.

Com o Ferrão fora do páreo pela vaga da Copa do Brasil, o Barbalha chega na última rodada tendo como único rival na briga pela primeira colocação o Atlético, que havia vencido o Horizonte, no sábado. A Raposa do Cariri, porém, pode garantir o troféu Sérgio Pinheiro até mesmo sem vencer ? joga contra o Ferroviário, no PV. Bastaria o Atlético não ganhar o jogo diante do Guarany de Sobral, no Junco.

Os jogos de ontem ainda definiram o primeiro matematicamente rebaixado para a Série B 2020: o Iguatu, que empatou em 0 x 0 com o Guarany de Sobral, no Junco. Para o time da casa, o empate serviu para garantir vaga na segunda fase ? mas também sem chances de título. O Iguatu é a único que ainda não venceu no campeonato.

A segunda vaga do rebaixamento atualmente está com o Guarani de Juazeiro. Para evitar o descenso, o time do Cariri precisa vencer o seu último jogo, contra o Iguatu, no Morenão. Além disso, precisa contar com uma vitória no jogo entre Floresta e Horizonte, no Domingão ? o empate serve às duas equipes. Mais fácil para a permanência do Guarani, no entanto, é a vitória do Floresta. Um triunfo já deixaria o bugre à frente do Horizonte no número de vitórias, primeiro critério de desempate. Contra o Floresta, seria necessário tirar ainda uma diferença de sete gols de saldo. O Floresta tem -1 de saldo, contra -8 do Guarani.

A última rodada ocorre na próxima quarta-feira, 30. Todos as partidas serão realizadas às 21h30min. A segunda fase, com Ceará e Fortaleza, já se inicia no próximo fim de semana.

Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile