Iguatu

FECLI realiza o II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região

Published

on

No dia 12 de setembro, a FECLI realizou no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira em Iguatu, o II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região. O evento ocorreu das 14h às 21h e contou com a participação das principais autoridades municipais na área da Gestão e da Educação do Município de Iguatu e cidades vizinhas, bem como dirigentes das principais Instituições de Ensino Superior da região.

Compareceram ao evento vindos da UECE/Fortaleza, o reitor, Prof. Jackson Sampaio, o Prof. Fernando Roberto, professor da FECLI e Pró-Reitor de Extensão, a Profa. Josete Sales, Diretora do Centro de Educação. Por parte da administração municipal de Iguatu compareceram o Presidente da Câmera Municipal e Prefeito em Exercício, Vereador Mário Rodrigues, a Secretária de Educação de Iguatu, Sra. Elisa Medeiros, a Secretária de Ciência, tecnologia e Ensino Superior, Sra. Cida Albuquerque e assessores. Compareceram de cidades vizinhas a Prefeita de Quixelô, Sra. Fátima Gomes, o Secretário de Educação de Acopiara, Sr. Robson Alves, o Secretário de Educação de Quixelô, Sr. Vlaudemir Alves Ribeiro, a Secretária de Educação de Orós, Sra. Elma Guedes de Araújo e assessores. Das Instituições ligadas a Educação compareceram a Diretora da CREDE 16, a qual pertence o município de Iguatu, Sra. Mônica Souza, diretores de escolas de ensino médio e profissionalizante, os diretores do IFCE Iguatu e Cedro, e diretores da URCA – Unidade Descentralizada de Iguatu.

O Fórum foi dividido em 3 etapas: a fala das autoridades presentes na formação da mesa de abertura do evento; a apresentação das autoridades ligadas à Educação, tendo destaque apresentação do diagnóstico da educação no ensino médio pela Diretora da CREDE 16 e por fim, já no período noturno, um debate sobre as possíveis soluções para os problemas apontados, as atuais demandas da região e a forma como as Instituições presentes poderiam trabalhar em regime de parceria entre si.

O fórum se estendeu até as 21h, com direito a apresentação cultural liderada pelo Prof. Nascimento e alunas do curso de Pedagogia. Durante o intervalo do Fórum foi servido um coffee break oferecido pela Prefeitura Municipal de Iguatu.

O evento foi avaliado como profícuo por parte dos presentes e necessário para o planejamento das Instituições e dos gestores. Foi anunciado a perspectiva de criação de novos cursos de ensino superior na região, como a oferta pela UECE de curso de Artes e Computação em Mombaça e Ciências Contábeis em Iguatu; Curso de Música em Iguatu pela URCA; Veterinária, Geografia e Engenharia Agrícola pelo IFCE em Iguatu; Engenharia Elétrica pelo IFCE do Cedro.

EM ALTA

Sair da versão mobile