O I Encontro Iguatuense de Formação sobre África (I EIFÁ) nasceu da necessidade crescente e atual de aplicabilidade da Lei Federal Nº 10639, de 09 de janeiro de 2003, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos escolares nacionais. 

 

Desta feita, o Professor Me. Helder de Araújo Holanda e seus alunos da disciplina de Literatura Africana do Curso de Letras da FECLI/UECE decidiram promover uma maior disseminação desses conteúdos referentes à África. 

O objetivo do I EIFÁ foi viabilizar um momento de repasse de conhecimentos diversos sobre os aspectos históricos, culturais e artístico-literários referentes aos povos que integram esse rico e diversificado continente. 

A rica programação do I EIFÁ contemplou palestras, debates, apresentação de documentários e atividades lúdicas e musicais. 

Dentre os palestrantes do eventos, estiveram presentes os Profs. Banjaqui Nhaga, nativo de Guiné Bissau e doutorando em Sociologia pela UFCG, e Ednaldo de Ceuta Almeida, nativo de São Tomé e Príncipe e graduando em Economia pela UFCG.