Noticias

Febre maculosa é potencialmente fatal, mas tem tratamento

Published

on

A febre maculosa é uma doença infecciosa que se caracteriza por febre aguda e pode variar em gravidade. Os pacientes podem apresentar desde formas leves até casos graves, com uma taxa de letalidade elevada. Entre as principais complicações estão a inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória e renal.

O tratamento da febre maculosa consiste no uso de um antibiótico específico, que deve ser iniciado assim que houver suspeita da doença, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Em alguns casos, pode ser necessária a internação hospitalar. É importante destacar que a falta ou demora no tratamento podem agravar a condição do paciente e até mesmo levar ao óbito.

Segundo o ministério, o tratamento da febre maculosa pode envolver o uso de medicamentos como tetraciclinas, incluindo a doxiciclina, e cloranfenicol, sempre sob prescrição médica. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior será a eficácia e as chances de cura, preferencialmente até o quinto dia após o início dos sintomas.

“Essa doença é potencialmente fatal, mas tem tratamento. O tratamento é barato, facilmente executado, mas não pode ser feito sem critério”, explica a médica infectologista Luana Araujo.

EM ALTA

Sair da versão mobile