Esportes

FCF e clubes definem fórmula de disputa do Campeonato Cearense 2023

Published

on

A Federação Cearense de Futebol (FCF) realizou nesta terça-feira, 1º, conselho técnico que definiu a fórmula de disputa do Campeonato Cearense de 2023. Com a aprovação dos dez clubes participantes, a competição terá quatro fases e um quadrangular de rebaixamento.

O certame tem início programado para o dia 15 de janeiro. Já o último jogo da final está previsto para 9 de abril. Ao todo, serão 11 datas para os jogos do certame: 15, 25 e 29 de janeiro; 1º, 8, 12, 26 de fevereiro; 12 e 19 de março; e 2 e 9 de abril.

Fórmula de disputa

Na primeira fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos (A e B) de cinco equipes. Cada time jogará partidas de ida contra os integrantes da outra chave, em cinco datas.

Ao final, as três melhores equipes de cada grupo estarão classificadas, sendo que o 1º colocado de cada chave se classifica direto para a fase semifinal. Os cartões amarelos serão zerados ao término da fase de grupos.

Passado a etapa inicial, será realizado um quadrangular com jogos de ida e volta entre o 4º e 5º colocado dos grupos A e B para definir o rebaixamento. A contagem de pontos será zerada, e os dois melhores colocados garantem a permanência para o Campeonato Cearense de 2024. Os dois clubes com menor pontuação serão rebaixados e disputarão a Série B do Estadual na temporada seguinte.

Os dois grupos do Campeonato serão formados através de sorteio, obedecendo a ordem do ranking cearense. Os cinco melhores da lista terão três mandos de campo na primeira fase, enquanto os demais ficarão com dois mandos.

Nas quartas de final, os 2º e 3º colocados de cada grupo se enfrentam em partidas de ida e volta. Os vencedores destes duelos se juntam aos primeiros colocados e jogam a semifinal em partidas de ida e volta em busca de uma vaga na final. A decisão também será em dois confrontos.

Taça Pedro Basílio

Nesta edição, será instituída a Taça Pedro Basílio, que será disputada por oitos clubes, com exceção do 1º e 2º colocados no ranking cearense, que são Fortaleza e Ceará, respectivamente.

O melhor time da primeira fase conquistará a taça e ganhará uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Não serão considerados os pontos em disputa nos jogos diante do Leão e do Vovô. Assim a pontuação será unicamente nos duelos entre os outros oito clubes.

Critérios de desempate

O primeiro critério de desempate na primeira fase, na Taça Pedro Basílio e no quadrangular de rebaixamento será o número de vitórias. Na sequência, constarão em ordem de prioridade: saldo de gols, gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e, por último, sorteio.

Já nas fases quartas de final, semifinal e final, em caso de empate em pontos ganhos, o primeiro critério será o saldo de gols. Persistindo o empate, o confronto será decidido em cobranças de pênaltis.

Fonte: OPovo

PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot

 

EM ALTA

Sair da versão mobile