Noticias

Fachin alerta para perigo nas eleições, EUA quer acompanhar atuação das Forças Armadas e mais

Published

on

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, declarou que durante a eleição presidencial deste ano o Brasil pode ter um episódio mais grave do que a invasão ao Capitólio, ocorrida no dia 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos.

“Nós poderemos ter um episódio ainda mais agravado do 6 de janeiro daqui do Capitólio. Nós entendemos que há seis condições fundamentais para evitar que isso aconteça no Brasil”, disse Fachin, durante uma conversa no Wilson Center, em Washington, nesta quarta (6).

Saiba mais: Ação no Capitólio revela “conluio” entre invasores, polícia e secretário de Defesa

“Se houver a dissolução de um dos Poderes, o perigo poderá ir para o outro lado da rua”, disse. “A sociedade brasileira, dia 2 de outubro, colocará um espelho diante de si. Se almeja a guerra de todos contra todos ou almeja a democracia e, a partir daí, faça suas escolhas de modo livre e consciente.”

Para evitar que algo pior ocorra por aqui, Fachin afirmou que a Justiça Eleitoral, a sociedade civil, o Congresso Nacional, as Forças Armadas, a imprensa e a comunidade internacional devem atuar para proteger a democracia brasileira.

Em sua tradicional transmissão ao vivo de quinta-feira em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “desconfia” do trabalho realizado pelo TSE e que as pessoas devem se preparar para as eleições. “Você sabe o que está em jogo, você sabe como você deve se preparar – não para um novo Capitólio – ninguém quer invadir nada, mas para nós sabermos o que temos que fazer antes das eleições”, disse.

Fonte: Brasil de Fato

https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

EM ALTA

Sair da versão mobile