Ceará

Expocrato promete ser o maior festival do N/NE

Published

on

Com a promessa de ser “o maior do Norte/Nordeste”, foi lançado, ontem, o Festival Expocrato 2018, que será de 14 a 22 de julho. Com mais de 40 atrações, o evento ganha o reforço do Parque Pedro Felício Cavalcanti, que está sendo reformado. A mudança criou a expectativa de que o público aumente consideravelmente, assim como a feira de animais e as vendas.

A Expocrato chega à 67ª edição, ao longo de 74 anos, trazendo, em sua abertura, após 16 anos, o cantor cearense Raimundo Fagner. Além dele, outros grandes artistas nacionais, como Luan Santana, Skank, Simone e Simaria, Jorge e Mateus, Marília Mendoça e Xand Avião estarão se apresentando. O passaporte para todos os dias, em seu primeiro lote, custa de R$ 110 a R$ 900, até segunda-feira (21). A partir daí, os preços serão reajustados.

A Multi Entretenimento, Social Music, Arte Produções e Mega Som serão as responsáveis pelo festival e prometem uma mega estrutura com algumas novidades. Algumas delas são a roda gigante de 20m de altura, camarotes ampliados, lounge com palco, apresentações nos intervalos dos shows, praça de alimentação e um super palco. A área de shows contará com setores de preços específicos: Arena, Área Vip, Camarote Premium e Camarotes Corporativos.

“A gente promete fazer o melhor possível. Estamos há bastante tempo lutando para isso. Começamos a nos reunir com autoridades para traçar projetos de trânsito, segurança, saúde. Um evento desses tem que envolver todo mundo”, conta o diretor do grupo Arte Produções, João Carlos Diógenes.

Outra novidade, neste ano, é a participação mínima de 30% de artistas da região do Cariri. A iniciativa partiu do prefeito de Crato, José Ailton Brasil, que, pela Câmara Municipal, criou Lei com um novo código tributário de desconto de 40% no imposto sobre serviço (ISS) para estes grupos.

Feira estruturada
Um dos organizadores do evento, Francisco Leitão, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-Região de Araripe (Accoa), espera que a agropecuária tenha um aumento. “Já contatamos com amigos criadores e colegas de outras exposições, teremos um número superior”, garante. Dez dias antes do evento dá para ter o número de animais expostos, mas Leitão acredita que haverá um terço a mais de caprinos, ovinos e bovinos, e crescimento de quatro vezes em equinos.

“Isso é resultado do engrandecimento da exposição de 2007 para cá. Passamos a ter exposições ranqueadas. Esse trabalho e a credibilidade é o que fortalece a cada ano”, explica. Além do aumento, os criadores poderão encontrar melhor estrutura ao fim da reforma do Parque. Os armazéns terão banheiros e está sendo construído um alojamento para os tratadores, que terão mais conforto.

Os lojistas estão aguardando um aumento no número de visitantes na edição deste ano, a partir da ampliação do Parque de Eventos. O empresário Geraldo Pinheiro, um dos diretores da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), conta que o comércio espera um aumento de 15% nas vendas durante os nove dias. “A nossa expectativa, como empresário, é a melhor possível. O comércio da Expocrato só perde para o Natal. Com a ampliação, terá condições de receber mais pessoas. Ela crescendo, tudo que fica no entorno crescerá”, afirma.

Turismo 
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Crato, Luís Carlos Saraiva, conta que está fazendo parcerias com os guias turísticos e motoristas de van para levarem os visitantes da Expocrato para conhecerem a trilhas do Município. A ideia é também visitar pontos turísticos urbanos, como a estátua de Nossa Senhora de Fátima e o Seminário.

Programação

14 de julho (sábado)
Fagner
Fábio Carneirinho
Eduarda Brasil

15 de julho (domingo)
Léo Magalhães
Júnior Viana
Toca do Vale
Ítalo e Renno
Rafael Belo Xote
Ciço Bodim

16 de julho (segunda-feira)
Fábio Jr.
José Augusto
Forró Real
Jordean
Flávio Leandro

17 de julho (terça-feira)
Natiruts
Skank
Selvagens à Procura de Lei
Nação Miranda
Namoro Novo

18 de julho (quarta-feira)
Mastruz com Leite
Calcinha Preta
Limão com Mel
Noda de Caju
Érica Diniz

19 de julho (quinta-feira)
Gusttavo Lima
Marília Mendonça
Léo Santana
Solteirões do Forró
Bulé de Caminão

20 de julho (sexta-feira)
Xand Avião
Matheus & Kauan
Jetlag
Avine Vinny

21 de julho (sábado)
Jorge & Mateus
Simone e Simaria
Iohanes
Wallas Arrais
Vavá Pinheiro

22 de julho (domingo)
Jonas Esticado
Gustavo Mioto
Luan Santana
Vintage Culture
Devinho Novaes
Raphael Alencar

Fonte: Diário do Nordeste

 

EM ALTA

Sair da versão mobile