Brasil
Expedição brasileira inicia jornada rumo à Antártica
O porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, foi o ponto de partida de uma expedição científica com o objetivo de avaliar os impactos das mudanças climáticas nas geleiras da Antártica.

O porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, foi o ponto de partida de uma expedição científica com o objetivo de avaliar os impactos das mudanças climáticas nas geleiras da Antártica. Liderada pelo Brasil, a missão também conta com pesquisadores de outros seis países.
A viagem, iniciada na última sexta-feira (22), está sendo realizada a bordo do navio quebra-gelo Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica da Rússia. A embarcação é projetada especificamente para navegar em águas congeladas.
A expedição é coordenada pelo pesquisador polar gaúcho Jefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O principal objetivo é avaliar os impactos das mudanças climáticas nas geleiras da região.
Uma das razões para estudar a Antártica é que os ambientes polares são mais sensíveis às mudanças de temperatura em comparação com outros ecossistemas. Isso permite identificar com mais clareza as alterações nas características químicas e físicas dos oceanos, por exemplo.