Saúde

Exercício Durante A Gravidez – O Que Você Pode Fazer Para Ter Uma Gravidez Saudável

 

 

É seguro me exercitar durante a gravidez?

Published

on

 

 

É seguro me exercitar durante a gravidez?

 

 

Verifique com seu médico para se certificar de que é seguro para você se exercitar durante a gravidez. Embora tenha havido algumas perguntas sobre os efeitos dos exercícios em mulheres grávidas, não há nenhuma prova de que exercícios leves tenham efeito negativo sobre a gravidez. Os estudos não mostraram nenhum prejuízo para o bebê, mas o exercício pode ajudá-lo a se sentir melhor e manter seu peso.

O exercício pode ajudar a aliviar ou evitar desconforto durante a gravidez. Pode também dar-lhe mais energia e preparar o seu corpo para o trabalho de parto, aumentando o seu nível de energia e força muscular. Se você não tem graves problemas de saúde e sua gravidez não é complicado, é provavelmente seguro para você fazer algum exercício.

Como Devo Começar Um Programa De Exercícios?

É melhor verificar com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Você poderia ter uma condição médica que faria exercício prejudicial para você ou seu bebê. Se o seu médico aprovar, você pode começar a se exercitar em um nível que não cause dor, sensação de “falta de ar” ou cansaço excessivo.

Depois, você pode aumentar o seu nível de atividade lentamente. Se você se sentir desconfortável, falta de ar ou sentir-se muito cansado, você deve reduzir o seu nível de exercício. Se você já praticava exercícios antes de ficar grávida é mais fácil de manter o exercício durante a gravidez. Se você não tiver exercido antes, você precisa começar muito lentamente. Muitas mulheres se encontram em uma gravidez delicada, por isso tem de reduzir o nível de exercícios durante a gravidez.

Quais São Os Tipos De Exercício São Os Melhores Na Gravidez?

Os exercícios mais confortáveis são aqueles que não necessitam de seu corpo para suportar o peso extra. Nadar e andar de bicicleta estacionária são boas escolhas. Andar a pé e aeróbica de baixo impacto são geralmente bem tolerados. Você e seu médico terão de decidir o que é melhor para você e seu bebê.

O que eu tenho que ter cuidado?

Evite atividades que aumentam o risco de quedas e lesões, como esportes de contato ou vigorosos. Mesmo lesões leves na a área do estômago podem ser graves quando você está grávida. Após os primeiros três meses de gravidez é melhor evitar o exercício deitado de costas, uma vez que o peso do bebê pode interferir com a circulação sanguínea. Além disso, evite longos períodos de pé.

Quando o tempo está quente, o exercício no início da manhã ou tarde da noite pode ajudá-la a evitar ficar muito quente. Se você está se exercitando dentro de casa, certifique-se o quarto tem ventilação suficiente. Considere o uso de um ventilador para ajudar a manter-se fresca. Beba muito líquido, mesmo se você não sentir sede.

Certifique-se de que você está comendo uma dieta bem equilibrada. Normalmente, a gravidez aumenta as suas necessidades alimentares de 300 calorias por dia, mesmo sem exercício.

Ouça o que seu corpo diz. Converse com seu médico se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

Sangramento ou fluido proveniente da vagina.

Dor abdominal ou vaginal repentina ou muito intensa.

Contrações contínuas por 30 minutos após você parar de se exercitar.

Dor no peito.

Sentindo-se com de “falta de ar”.

Forte dor de cabeça que não vai embora.

Tonturas e náuseas.

 

Visão turva ou imprecisa.

EM ALTA

Sair da versão mobile