Curiosidades
Evidências em caverna indicam que o homem moderno e os neandertais coexistiram bem antes do que se pensava
O homem moderno pode ter chegado à Europa bem antes do que se pensava, inclusive coexistindo com os neandertais (Homo neanderthalensis) da época, de acordo com evidências encontradas na Gruta de Mandrin, uma caverna e sítio arqueológico na França.
Antes do novo estudo, publicado no Science Advances, acreditava-se que as duas espécies se encontraram apenas há 46 mil anos, na Bulgária.
“Essas descobertas oferecem evidência arqueológica que esses primos humanos podem ter coexistido nesta mesma região europeia, na mesma época”, disse o time de pesquisadores da Europa e EUA, em comunicado. Alguns dos restos identificados datam de 54 mil anos atrás – quase 10 mil anos antes do que os encontros mencionados na Bulgária.
“Isso aprofunda de maneira significativa a era onde os humanos modernos colonizaram a Europa”, disse Michael Petraglia, um expert na pré-história humana pelo Instituto Max Planck da Alemanha. Petraglia não está envolvido no estudo.
Os pesquisadores dizem ter passado cerca de 30 anos investigando todos os cantos da caverna, tendo encontrado instrumentos que não conseguiram determinar como sendo nem dos neandertais (Homo neanderthalensis) nem dos homens modernos. Entre os artefatos encontrados, estão até mesmo algumas ponteiras usadas por Homo sapiens – nossos mais próximos parentes – para cortar e rasgar, como se fossem lanças.
Ferramentas parecidas foram vistas no Líbano, há mais de 3 mil km de distância, o que sugere que humanos mais modernos, com uma cultura nômade, viajaram pela região mediterrânea.
Os estudiosos não identificaram nenhum tipo de interação cultural direta entre as duas espécies de homens, mas a pesquisa aponta para uma “troca rápida de ocupantes” da caverna em questão. Em outras palavras, quando os neandertais saíram, não demorou muito até que os humanos modernos entrassem. Extrapolando as coincidências, é possível, segundo o estudo, que algum encontro tenha ocorrido.
O estudo agora servirá de base para que outros pesquisadores analisem a região, tida como um pólo migratório da pré-história humana, a fim de encontrar outras informações dos dois grupos.
Fonte: Olhar Digital
https://open.spotify.com/episode/4W4ttF9GOe5Y9ZcRSx3aPp
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Noticias1 semana atrás
Caminhão tomba e bloqueia trecho da BR-226, em Pedra Branca, no interior do Ceará