Regional

Evento do Elo Amigo e parceiros mobilizou centenas de jovens rurais no Festival das Juventudes

Published

on

O projeto Juventudes em Ação, coordenado pelo Instituto Elo Amigo – parceria com IICA, FIDA, Projeto Paulo Freire e SDA, reuniu cerca de 200 jovens e parceiros numa verdadeira festa. No último sábado, 12/03, foi realizado o Festival das Juventudes, na cidade de Orós-CE.

Durante todo o dia houve a significativa participação e entusiasmo dos representantes dos 16 grupos de jovens rurais atendidos pelo PJA, nos 5 municípios cearenses: Acopiara e Orós, na região Centro Sul, Assaré, Antonina e Tarrafas no Cariri Oeste.

Logo pela manhã aconteceu um momento de mística comandado pelo cantor e compositor Zé Vicente, que animou todos do local trazendo canções, poesias e reflexões importantes como cerimônia de abertura do festival.

A maior parte da programação foi de apresentações dos próprios jovens como o poema escrito pelo Grupo Flor do Juá (Assaré), poema elaborado pelo Grupo Jovens Fazendo a Diferença (Antonina), exibição do curta-metragem “15 Anos Por Um Dia” – produzido pelo Grupo Curta Metragem Nordestina (Acopiara) e encerrando com a apresentação teatral do Grupo Movimento Vozes (Orós), Terra da Santa – O Musical.

O grupo Jovens Conectados a Tecnologia (Assaré) recebeu das mãos do coordenador executivo do Elo Amigo, Marcos Jacinto, os equipamentos (computador completo e impressora) doados pelo projeto Juventudes em Ação, encerrando o ciclo de entrega de materiais que facilitam a execução das atividades de cada grupo acompanhado no período.

Como parte institucional aconteceu o debate “Juventudes rurais – desafios e oportunidades pós pandemia” com a jovem Patricia da ONG Realeza Nordestina – Santarém (Orós), Rones Maciel do Projeto Paulo Freire e Milena Camelo da Fetraece. E por fim, ocorreu a palestra motivacional “Trabalho e Juventudes: e aí, qual vai ser?” com instrutor do SENAC.

Forró pé de serra do começo ao fim do evento e show de mágica – com interação da plateia atenta e engajada, tornaram o encontro bastante dinâmico e alegre.

Protagonismo juvenil rural, troca de experiências, encontro de grupos e avaliação das ações realizadas resumem a solenidade que aconteceu no Ginásio Manfredo Ferreira de Lima, na comunidade de Palestina, em Orós/CE.

Algumas autoridades locais, representantes de instituições sociais, autoridades estaduais, parlamentares e entidades parceiras estiveram presentes nessa ação.

O evento teve cobertura de emissoras de Rádio, jornais, blogs e TV.

DIÁLOGO MAIS – O Bullying e sua consequências

 

EM ALTA

Sair da versão mobile