Brasil

Estudo revela que a presença de certas bactérias na boca pode elevar o risco de câncer em até 30%

Published

on

Você escova os dentes e usa fio dental todos os dias? Pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU), nos Estados Unidos, descobriram que um grupo específico de bactérias bucais está associado ao desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço. A boa higiene bucal regular é suficiente para eliminar essa ameaça.

Essas 12 espécies de bactérias aumentam o risco de câncer em 50%. Os pesquisadores analisaram a dieta, estilo de vida e histórico médico de 160 mil americanos, que usavam enxaguante bucal e forneciam amostras de saliva para os cientistas. O material foi testado para identificar a quantidade e os tipos de micro-organismos presentes.

Os voluntários foram acompanhados por 15 anos, período durante o qual 236 deles desenvolveram cânceres de cabeça e pescoço de células escamosas. As amostras desses pacientes foram comparadas com as de participantes saudáveis, levando em conta fatores como tabagismo, idade e consumo de álcool.

Os pesquisadores destacam que há uma relação entre as bactérias e o câncer, mas ainda não se sabe exatamente como ela ocorre. “Nossos achados oferecem uma nova perspectiva sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço. Essas bactérias podem servir como biomarcadores para identificar quem está em alto risco para a doença”, afirma o principal autor da pesquisa, Soyoung Kwak, em comunicado à imprensa.

Os resultados foram publicados na última quinta-feira (26/9) na revista científica JAMA Oncology. Os próximos passos da pesquisa são explorar como essa relação ocorre e quais são as melhores formas de intervenção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile