Noticias

Estudo da USP aponta Fortaleza como a capital mais transparente do Brasil

Published

on

A cidade de Fortaleza conquistou o primeiro lugar no ranking de transparência feito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ranking divulgado na terça-feira (12), no Dia Internacional contra a Corrupção, avaliou a efetividade dos portais de transparência dos estados, capitais e do governo federal. O Portal da Prefeitura de Fortaleza alcançou 342 de 374 pontos possíveis, superando cidades como Rio de Janeiro, Recife, Rio Branco e Palmas, que ocuparam a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª colocações, respectivamente.

A pesquisa, realizada pelo Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (Netacip), da USP, avaliou 39 critérios, identificando a disponibilização de dados dos gastos com saúde, educação, segurança pública e previdência.

“É um grande orgulho ver nossa Cidade se destacando em transparência, sendo reconhecida por promover o acesso a informações. Com isso, fortalecemos o controle social por parte dos fortalezenses, qualificando cada vez mais a gestão pública na nossa Cidade.”, disse o prefeito de Fortaleza, José Sarto, nas redes sociais.

O levantamento também considerou questões relacionadas à acessibilidade, à divulgação de balanço e do orçamento dos últimos cinco anos e se são atendidas as exigências da Lei de Acesso à Informação, como editais de licitação e contratos celebrados, além de respostas às perguntas mais frequentes. No ranking geral, com 54 posições, os cinco mais bem classificados foram o Paraná, seguido de Fortaleza, Bahia, Rio de Janeiro (cidade) e Santa Catarina. Foi analisado o período um ano, iniciado em julho, durante o ano 2021 a 2022.

Fonte: GCMAIS

EM ALTA

Sair da versão mobile