Noticias

Estudo contraria ideia de que café da manhã reforçado ajuda na perda de peso

Published

on

Há uma crença popular de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e fornece energia para toda a rotina do indivíduo. O ditado “café da manhã como um rei, almoço como um príncipe e jantar como um mendigo” é comumente utilizado para dar credibilidade a esse pensamento.

Para grande parte das pessoas, consumir a maioria das calorias pela manhã melhora a perda de peso e a queima de calorias. Porém, um novo estudo publicado na Cell Metabolism mostrou que não é bem isso que acontece.

Para a professora e autora-sênior da pesquisa, Alexandra Johnstone, “existem muitos mitos em torno do momento de comer e como isso pode influenciar o peso corporal ou a saúde”. Buscando pôr fim a essas dúvidas, os cientistas descobriram que ingerir a “maior refeição” no começo ou final do dia não interfere na forma pela qual o corpo metaboliza as calorias.

Os pesquisadores contaram com 15 homens e 14 mulheres que eram considerados saudáveis, mas estavam acima do peso ou obesos. Os voluntários foram submetidos a dietas controladas e a medições diárias de metabolismo.

Cada participante recebeu aleatoriamente, por uma semana, uma dieta isocalórica — equilibrada com 30% de proteína, 35% de carboidrato e 35% de gordura.

Após esse período, as pessoas passaram a consumir as refeições carregadas pela manhã ou à noite, durante quatro semanas.

No geral, os cientistas perceberam que os gastos de energia e a perda total de peso foram os mesmos nas dietas carregadas no período matutino e noturno. Os voluntários tiveram uma perda média de 3 kg.

Fonte: R7

https://open.spotify.com/episode/7rW2v11GkqFdCWLu9UiRzF

EM ALTA

Sair da versão mobile