Noticias

Estudo aponta que a dieta low carb pode elevar o risco de diabetes

Published

on

Carboidratos, frequentemente vistos como vilões do emagrecimento, são muitas vezes excluídos do cardápio sem critério, o que pode prejudicar a saúde. Uma pesquisa publicada no periódico Diabetes and Metabolic Syndrome revela que dietas desbalanceadas, com pouca ingestão desse macronutriente, estão associadas ao aumento do risco de diabetes tipo 2.

Os pesquisadores analisaram dados sobre alimentação, atividade física, medidas de circunferência abdominal, Índice de Massa Corporal (IMC) e diagnósticos médicos. Encontraram uma ligação entre a restrição de carboidratos, o consumo excessivo de gorduras e proteínas e a baixa ingestão de fibras com uma maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Esse distúrbio é caracterizado pela função prejudicada da insulina e níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode levar a problemas cardiovasculares e danos aos olhos.

O estudo reforça o perigo de seguir dietas da moda sem orientação adequada. Embora o temor com carboidratos remonte aos anos 1970, atualmente as redes sociais promovem cardápios low carb, cetogênicos e carnívoros, além de diversas formas de jejum intermitente.

Para chegar a essas conclusões, cientistas australianos avaliaram dados de 39.185 adultos, coletados no Melbourne Collaborative Cohort Study (MCCS), iniciado na década de 1990 para investigar o papel do estilo de vida em doenças crônicas. O estudo, intitulado “Association of low carbohydrate diet score with the risk of type 2 diabetes in an Australian population: A longitudinal study”, foi publicado em junho deste ano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile