Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Estudantes do Ceará são conectados com outros idiomas e novas oportunidades há mais de 60 anos por meio das Casas de Cultura da UFC

Publicado

on

No coração do bairro Benfica, em Fortaleza, um conjunto de casas rosadas abre suas portas e janelas para o mundo. Criadas na década de 1960, as Casas de Cultura Estrangeira destacam-se pela excelência no ensino de idiomas e representam o maior projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente, cerca de 3.600 alunos estão matriculados nos oito cursos oferecidos: alemão, espanhol, italiano, francês, inglês, português, esperanto e Língua Brasileira de Sinais. As Casas acolhem estudantes tanto da universidade quanto da comunidade externa, conectando-os a oportunidades de trabalho e estudo, experiências internacionais e novas perspectivas culturais.

Com mudanças na gestão e adaptações às necessidades dos alunos, as Casas de Cultura Estrangeira vão além de sua missão de extensão universitária, tornando-se também um espaço que promove o ensino e a pesquisa.

Inicialmente criadas de forma independente e chamadas de Centros de Cultura, a primeira unidade foi o Centro de Cultura Hispânica, fundado em 1961 através de um convênio entre a UFC e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid.

Devido ao sucesso da iniciativa, outros centros foram estabelecidos nos anos seguintes, sob a liderança do professor Francisco Batista Luz, então diretor da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC. Naquela época, a universidade era dirigida pelo reitor Antônio Martins Filho, considerado o fundador da UFC.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.