Ceará

Estudantes do CE terão alimentação, hospedagem e transporte para Enem

Benefício estará disponível para alunos da rede pública estadual.

Published

on

Benefício estará disponível para alunos da rede pública estadual.

 

Cerca de 192 mil estudantes devem ser atendidos com o “Dia E”.

A Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) vai disponibilizar alimentação, hospedagem e transporte para os estudantes da rede pública que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. O plano, denominado de “Dia E”, deve atender cerca 192 mil estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Fortaleza e do interior do estado.

Segundo a secretaria, a etapa “Dia E“ que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, datas das provas do Enem, tem como objetivo garantir condições adequadas aos inscritos para que realizem as provas com sucesso. Para isso, a Seduc mobilizou escolas, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), famílias, entidades e instituições.

Passaporte Enem

Em Fortaleza, 35 mil jovens fizeram inscrições para o Enem. Desse total, 22 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas do Exame. Os 6.320 alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, devido ao local de prova estar em outro município, também contarão com o mesmo benefício. Ao todo, estarão disponíveis 146 mil passagens urbanas. No Interior, 2.703 veículos farão o transporte dos alunos do Ensino Médio.

Hospedagem e Alimentação

Um total de 12 mil alunos de municípios ou distritos de difícil acesso aos locais de provas terão hospedagem garantida. Uma das opções de atendimento, a “Hospedagem Solidária”,  vem dos pais e familiares de alunos, profissionais e parceiros das escolas. São 2 mil famílias mobilizadas nesta ação. Serão servidos café da manhã, almoço e jantar para 40 mil alunos nos locais de hospedagem e nas escolas estaduais. Para os dias de prova, os 192 mil inscritos em Fortaleza e no interior vão receber um lanche, o kit Enem.

Pontos de Apoio

Em cada um dos sete terminais de ônibus em Fortaleza, a Seduc montará tendas de apoio com informações para os estudantes. O mesmo serviço estará disponível para quem mora no interior do Ceará.

As ações integram o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem para apoiar alunos do 2º e  3º anos do Ensino Médio e egressos da rede pública. Entre as atividades pedagógicas ofertadas estão o Plantão Pedagógico, Preparação: Rumo à Universidade, Ciclo de Palestras, Sabadões do Enem e os Simulados feitos pela Secretaria.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile