Noticias
Estudante cearense cita Cine Holliúdy e alcança nota 1.000 na Redação do Enem 2019
Uma sala de cinema no interior nordestino veio à mente do estudante Daniel Gomes, de 25 anos, no momento em que escrevia a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 na qual alcançou nota máxima. Daniel citou o filme Cine Holliúdy para argumentar sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, tema da prova, e foi avaliado com 1.000. O resultado deve ajudar o estudante a entrar no curso de Medicina.
“Citei que a modernidade naquela comunidade sertaneja era traduzida pela exibição de filmes e aproximação daquelas pessoas com a sétima arte”, esclarece o estudante sobre como relacionou o filme com tema da redação. No longa, os moradores do Crato, na região do Cariri, voltam às salas de cinema mesmo com a popularização da TV nos anos 1970. “O filme trata o cinema, na minha visão, como um ser com vida própria que interage com as pessoas ao redor”, ressalta.
Halder Gomes, cineasta responsável pela obra, foi procurado pelo Sistema Verdes Mares e conta que recebeu muitas mensagens após a prova de candidatos que também citaram Cine Holliúdy na redação. Saber que uma delas recebeu nota máxima foi de uma “alegria imensúravel”, como define. “Mostra a atemporalidade do filme e a importância dele no contexto do que era proposto na redação de falar da democratização do cinema no Brasil. Cine Holliúdy é isso na sua essencia”, ressalta.
Relacionar o tema da redação com produções culturais demonstra domínio do assunto pelo estudante e é um dos quesitos avaliados na redação do Enem. Daniel encontrou em Cine Holliúdy a maneira de evidenciar esse tipo de bagagem. “Busquei construir um banco de repertório cultural produtivo que pudesse ser usado na redação, como grandes obras literárias e conceitos filosóficos. Por fim, acabei citando um filme nacional que fala sobre cinema”.
O estudante, que pretende cursar Medicina, conta que escreveu cerca de 80 redações e fez a leitura de outros textos aprovados com nota máxima. Ele destaca que, com bom preparo, qualquer estudante pode alcançar um bom desempenho na prova. “Obtendo sucesso na redação ou não, há sempre a possibilidade de evolução no próximo ano. Qualquer um que esteja disposto a aprender e praticar tem potencial de tirar uma excelente nota”, conclui.
Vaga na faculdade
Daniel foi um dos seis estudantes cearenses que atingiram nota máxima na redação no Enem 2019. No país, apenas 53 pessoas conseguiram nota 1.000 na prova de redação que avalia o texto dissertativo-argumentativo. A nota da redação contribui para a média final do candidato, utilizada para a disputa de vagas no ensino superior de instituições de todo o Brasil.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

