Noticias
‘Estrela de Belém’: conjunção entre Júpiter e Saturno é observada no Ceará e ao redor do mundo
A conjunção entre Júpiter e Saturno, fenômeno raro, foi acompanhada por cearenses e por pessoas ao redor do mundo nesta segunda-feira (21). Trata-se do ápice da ‘Grande Conjunção’ entre os dois maiores planetas do sistema solar, que apareceram no céu com a menor distância da história recente, visível a olho nu. O fenômeno não acontece desde a Idade Média.
A aproximação entre os planetas não é novidade. A cada 20 anos os corpos celestes aparecem mais avizinhados no céu. No entanto, o que ocorre na noite desta segunda é a menor proximidade da história recente. Quem perder a passagem desta segunda só terá uma nova oportunidade de presenciar o fenômeno daqui a 60 anos, em 2080.
Na Praia de Iracema, foi possível encontrar pequenos grupos reunidos, todos olhando e apontando para o céu, acompanhando o fenômeno raro. Casais também compareceram ao local para acompanhar a conjunção.
Pessoas de vários bairros de Fortaleza enviaram fotos ao Diário do Nordeste visualizando a aproximação entre Júpiter e Saturno.
Confira abaixo fotos de pessoas que conseguiram registrar o fenômeno no Ceará e pelo mundo.

Aluno do 7º semestre do curso de Física da UECE Iguatu



Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

