Saúde

Sexta Saúde: Esteróides Anabolizantes e seus efeitos para a saúde

[caption id="attachment_1718" align="alignleft" width="700"]Foto:Divulgação[/caption]Na cidade de Iguatu, o uso de anabolizantes tem se tornado um problema nos últimos anos, mas muitos não sabem totalmente quais são os malefícios do seu uso.

Published

on

Foto:Divulgação

Na cidade de Iguatu, o uso de anabolizantes tem se tornado um problema nos últimos anos, mas muitos não sabem totalmente quais são os malefícios do seu uso.

 

Os esteróides anabolizantes, ou simplesmente anabolizantes, são drogas sintéticas ou naturais, criadas por volta de 1930 para fins médicos. São compostas por derivados de testosterona e agem no corpo de várias formas, com efeitos desejados e indesejados, em algumas vezes tornando o usuário mais forte e resistente, mais apto na prática de esportes em geral, principalmente os que envolvem força, explosão muscular e resistência, dando aos usuários vários efeitos no seu uso.

O uso de anabolizantes também causa vários efeitos colaterais e efeitos indesejáveis.

Para os homens a Ginecomastia que é o aumento da mama em homens, a acne, queda de cabelo, problemas no fígado, etc. Altos índices no uso de anabolizantes podem acarretar possivelmente em câncer de próstata.

Já nas mulheres, os efeitos principalmente na mudança da voz, mudança na forma física da mulher, tornando-a masculinizada, aumento do clitóris, aumento de pêlos pelo corpo, principalmente os pêlos na região do púbis, barba e no peito.

Em adolescentes os efeitos são principalmente no desenvolvimento precoce dos órgãos sexuais, pêlos e características da fase adulta.

Mas o uso de anabolizantes não é totalmente discriminado, seu uso com um acompanhamento médico (endocrinologista) pode-se tornar favorável á prática do esporte.

O problema é que ultimamente o seu uso indiscriminado no Iguatu vem ganhando destaque, sendo o tema de muita conversa em academias, cada vez mais os jovens com idade entre 15 a 25 anos (em média) procuram o uso de anabolizantes no mercado negro, onde muitas pessoas vendem o produto sem saber a sua procedência, principalmente os adolescentes para fins estéticos, onde muitos querem “forçar” o crescimento natural do seu organismo.

As maiorias dos jovens não procuram saber os efeitos colaterais, acabam usando por conta própria, sem acompanhamento médico. Muitos “Personal Trainers” fazem a venda de anabólicos, visando os lucros, e se esquecem que devem educar o corpo, a mente e o espírito, e não somente inflar o Ego.

A dica é procurar uma prática de atividade física regular, treinar com disciplina, se alimentar e descansar bem, evitar o desgaste do corpo, evitar álcool, cigarro e drogas.

Paciência e dedicação é a chave para o sucesso.

Bons treinos!

Por Rhaullyan Guedes

EM ALTA

Sair da versão mobile