Regional

Estátua do “Seu Lunga” é danificada em Juazeiro do Norte

Published

on

Em Juazeiro do Norte, a 489 quilômetros de Fortaleza, a estátua de Joaquim Santos Rodrigues, o “Seu Lunga”, foi danificada na madrugada dessa quinta-feira, 8. Localizado na Praça do Memorial Padre Cícero, o item, que foi inaugurado em 2020, teve os pés a região mais atingida.

Em entrevista à rádio CBN Cariri, nesta sexta-feira, 9, o secretário de cultura de Juazeiro do Norte, Vanderlucio Pereira, disse que assim que soube do ato foram imediatamente tomadas todas as providências para investigar o caso, que inicialmente trabalha com dois fatos: vandalismo e ato não intencional de crianças.

“Sei que há muitas crianças que acabam depredando alguns dos patrimônios, mas a nossa secretária de segurança Sílvia Paula, juntamente com Josimar Correia, o nosso diretor da Guarda, já imediatamente começamos a fazer as diligências necessárias para identificar os vândalos e responsabilizá-los”, disse o titular da pasta da cultura.

Restauração
Devido à ação no monumento, a estátua do “Seu Lunga” deverá passar por um processo de restauração para voltar a sua origem. “Ao tomarmos conhecimento do fato, imediatamente o prefeito Gledson Bezerra pediu que nós fizemos o máximo possível de atenção para resolver o problema de forma imediata a restauração”, informou Vanderlucio.

O artista plástico responsável pela criação da estátua foi contactado, segundo o secretário, para vir à Juazeiro do Norte neste sábado, 10, para iniciar a restauração da estátua e ela ser recolocada no local de origem para visitação.

Seu Lunga é um personagem da cultura cearense, conhecido pelas respostas “sem paciência”. Ele acabou ganhando tom humorístico com o passar do tempo. O personagem faleceu em 2014, aos 84 anos, devido a um câncer de esôfago. Após a inauguração, a estátua virou ponto turístico do município.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile