Connect with us

Regional

Estação das chuvas começa em todas as regiões do CE

[caption id="attachment_908" align="alignleft" width="600"]Na zona rural de Várzea Alegre, a paisagem verde já desponta com as primeiras chuvas da estação que poderá prosseguir até maio FOTO: HONÓRIO BARBOSANa zona rural de Várzea Alegre, a paisagem verde já desponta com as primeiras chuvas da estação que poderá prosseguir até maio FOTO: HONÓRIO BARBOSA[/caption]Com precipitações médias de 40mm, diversas cidades do Interior registraram chuvas ontem. Choveu em todas as regiões do Ceará ontem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 122 municípios. Não houve pluviometria muito elevada, mas pela primeira vez, neste ano, ocorreram chuvas generalizadas. Os cinco maiores registros foram em Tamboril (61mm), Choró (56mm), Itapipoca (55mm) e Quixadá (54mm).

Publicado

on

Na zona rural de Várzea Alegre, a paisagem verde já desponta com as primeiras chuvas da estação que poderá prosseguir até maio FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Na zona rural de Várzea Alegre, a paisagem verde já desponta com as primeiras chuvas da estação que poderá prosseguir até maio FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Na zona rural de Várzea Alegre, a paisagem verde já desponta com as primeiras chuvas da estação que poderá prosseguir até maio FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Com precipitações médias de 40mm, diversas cidades do Interior registraram chuvas ontem. Choveu em todas as regiões do Ceará ontem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 122 municípios. Não houve pluviometria muito elevada, mas pela primeira vez, neste ano, ocorreram chuvas generalizadas. Os cinco maiores registros foram em Tamboril (61mm), Choró (56mm), Itapipoca (55mm) e Quixadá (54mm).

 

Além destes municípios, a Funceme registrou chuva acima de 30mm nas seguintes cidades: Iracema (49mm), Cruz (47,5 mm), Senador Sá (47 mm), Tururu (42,5 mm), Itapajé (42 mm), Tabuleiro do Norte (37 mm), Banabuiú (36 mm), Jaguaretama (34 mm), Coreaú (33 mm), Itapipoca (32 mm) e Alcântaras (30 mm).

Fevereiro é o primeiro mês da quadra invernosa que se estende até maio. Geralmente, as precipitações são intensificadas a partir da segunda quinzena deste mês.

Chuva em todas as regiões, tempo nublado, relâmpago e trovões durante a madrugada reanimaram a esperança do sertanejo quanto ao fim da seca que se estendeu desde o primeiro semestre de 2012. “Estamos precisando de boas chuvas porque não há pasto e os animais sofrem com a falta de alimentação”, disse o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Ceará (Fetraece), Luis Carlos Lima. “Em várias comunidades, a água já está escassa”.

No Sertão Central, a situação é preocupante, em decorrência da escassez de chuva. Ontem, a Funceme registrou precipitações de 30mm em média, em Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, mas em outros municípios a chuva foi reduzida ou sequer ocorreu, como é o caso de Morada Nova, Jaguaribara, Mombaça, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Solonópole.

Previsão

De acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais fatores para ocorrência de precipitação, desceu para o Sul, posicionando-se sobre a região Nordeste e provocando chuvas em vários Estados. “A tendência para as próximas 72 horas é de continuar chovendo em todo o Ceará”, disse a meteorologista da Funceme, Claúdia Rickes. “O quadro permanece favorável”.

Apesar de ter chovido em quase todas as regiões do Estado, a Funceme classifica as precipitações como isoladas, pois ocorrem em áreas pontuais nos municípios e regiões, e em horários diversificados. “Diferentemente da chuva generalizada”, comparou Cláudia Rickes.

Todos os meses, a Funceme promove reunião climática para atualizar a previsão de chuva para a quadra invernosa, divulgada em janeiro passado. O próximo encontro será em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 21 e 22 deste mês. “Não podemos adiantar nenhuma reavaliação, se teremos probabilidade de chuva para o próximo mês, acima ou abaixo da média”, assegurou a meteorologista da Funceme, Deysiane Quaresma. “Ainda estamos atualizando os dados”.

As condições de temperatura do Atlântico Norte evoluíram nos últimos dois dias, mesmo de forma lenta, mas favorável para ocorrência de precipitações para o Ceará. A meteorologista da Funceme, Claudia Rickes, explicou que as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte tendem a esfriar. “Por isso, a temperatura do Atlântico Norte está de neutra para fria, e do Atlântico Sul aquecendo, caracterizando um dipolo negativo”, explicou. “Se essa evolução continuar, favorece que a Zona de Convergência Intertropical oscile para o Sul e ocorram chuvas no Estado”.

A temperatura do Oceano Pacífico permanece neutra, não se caracterizando ainda com efeitos La Niña ou El Niño. Por enquanto, as precipitações estão bem abaixo da média no Ceará. Na primeira quinzena de fevereiro, o mês que assinala o início da quadra chuvosa no Estado, as chuvas ficaram 82% abaixo da média histórica para o período. “Normalmente, as chuvas intensificam-se a partir da segunda quinzena”, disse Claudia Rickes.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mantém previsão para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) de um quadro desfavorável de ocorrência de chuva para o sertão cearense em torno de 40% de probabilidade para ficar abaixo da faixa normal para o período. Entretanto, poderão ocorrer mudanças atmosféricas e de temperatura das águas superficiais dos oceanos, que têm influência no sistema de chuva para o Estado.

Expectativa

A esperança dos agricultores é que, até o fim deste mês, as condições climáticas mudem e ocorram precipitações no sertão cearense. No Cariri cearense já há pastagens nativas em vários municípios, aliviando as dificuldades de alimentação do gado.

As chuvas caídas em janeiro e neste mês favoreceram os produtores rurais. Rapidamente, a mata nativa fica verde e o capim rebrota com facilidade. “Esperamos que continue chovendo bem e, a partir de março, a chuva chegue com mais força”, disse o produtor rural, Francisco Custódio Lima.

Mais informações

Funceme – Fortaleza

Telefone: (85) 3101. 1117

Fonte: Diario do Nordeste

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu1 dia atrás

Audiência de Custódia Operação Martelo de Ferro: Presidente do SPUMI, Sayonara Fernandes, ganha liberdade provisória com tornozeleira, mas é afastada do Sindicato

Iguatu2 dias atrás

Auditoria realizada por ex-controlador revela irregularidades não atendidas pela administração municipal

Iguatu2 dias atrás

Operação Martelo de Ferro: Polícia Civil de Iguatu realiza ação contra o tráfico de drogas e presidente do SPUMI é detida por suposto envolvimento em atividades criminosas

Noticias2 dias atrás

Choveu em Fortaleza e mais 149 cidades cearenses nas últimas 24 horas

Iguatu2 dias atrás

Voto do Ministro Nunes Marques Mantém Cassação dos Mandatos de Ednaldo e Franklin

Noticias2 dias atrás

Mandados são cumpridos no CE contra suspeitos de ajudar fugitivos de Mossoró

Brasil2 dias atrás

Homem perde o antebraço após ataque de cão durante tentativa de furto

Ceará2 dias atrás

Tragédia em Barro: há 20 anos, acidente com ônibus deixou 42 mortos no Ceará

Ceará2 dias atrás

Trisal que conseguiu registrar o filho com os nomes do pai e das duas mães comemora a conquista: ‘sentimento de justiça’

Ceará2 dias atrás

Polícia investiga se mulher presa com drogas no Ceará iria fornecer armas a fugitivos de presídio em Mossoró

Artigo2 dias atrás

Vergonha Política em Iguatu: Pula Pula Pipoquinha e a Urgência da Renovação

Noticias3 dias atrás

Flávio Dino assume cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal

Noticias3 dias atrás

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode ser discutida em março

Mundo3 dias atrás

Vladimir Putin, voou em um bombardeiro estratégico, modernizado e com capacidade nuclear

Noticias3 dias atrás

Polícia apreende 100 veículos de luxo de concessionária usada por traficantes para lavar dinheiro

Iguatu3 dias atrás

Ex-estagiário de fórum é preso por passar informações de processos ao tráfico de drogas

Noticias3 dias atrás

Caixa Econômica Federal divulga edital para concurso público com 1600 vagas

Noticias3 dias atrás

Compositor brasileiro move ação contra Adele por plágio de música

Esportes3 dias atrás

Jogadores e comissão técnica do Fortaleza vivenciaram uma noite de terror em Recife

Ceará3 dias atrás

Governo do Ceará Busca Empréstimo de R$ 2,6 Bilhões em busca de equilíbrio das contas

Noticias4 dias atrás

Câmara dos Deputados aprova obrigatoriedade de certidão negativa de antecedentes criminais para quem trabalhar com crianças

Noticias4 dias atrás

Volume de chuvas no Ceará em fevereiro, atingiu o esperado para o mês inteiro

Noticias4 dias atrás

Homens trans podem fazer alistamento militar obrigatório; entenda

Colunas4 dias atrás

Direito e Cidadania: Com as chuvas, os alagamentos

Ceará4 dias atrás

Criminosos vestidos de policiais assaltam comerciante e trocam tiros com a polícia

Ceará4 dias atrás

Árvore cai sobre carro no Ceará; seis ficam feridos

Iguatu4 dias atrás

CPI da CAF em Iguatu: 10 vereadores assinam requerimento. Nenhum é da situação

Ceará4 dias atrás

Cantora de forró que morreu afogada com o marido gravou clipe no mesmo local onde corpos foram encontrados

Ceará4 dias atrás

Polícia Federal procura há dois anos preso que fugiu algemado da sede da PF em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Ônibus escolar com 48 estudantes tomba em rodovia do Ceará

Iguatu1 dia atrás

Audiência de Custódia Operação Martelo de Ferro: Presidente do SPUMI, Sayonara Fernandes, ganha liberdade provisória com tornozeleira, mas é afastada do Sindicato

Iguatu2 dias atrás

Auditoria realizada por ex-controlador revela irregularidades não atendidas pela administração municipal

Iguatu2 dias atrás

Operação Martelo de Ferro: Polícia Civil de Iguatu realiza ação contra o tráfico de drogas e presidente do SPUMI é detida por suposto envolvimento em atividades criminosas

Noticias2 dias atrás

Choveu em Fortaleza e mais 149 cidades cearenses nas últimas 24 horas

Iguatu2 dias atrás

Voto do Ministro Nunes Marques Mantém Cassação dos Mandatos de Ednaldo e Franklin

Noticias2 dias atrás

Mandados são cumpridos no CE contra suspeitos de ajudar fugitivos de Mossoró

Brasil2 dias atrás

Homem perde o antebraço após ataque de cão durante tentativa de furto

Ceará2 dias atrás

Tragédia em Barro: há 20 anos, acidente com ônibus deixou 42 mortos no Ceará

Ceará2 dias atrás

Trisal que conseguiu registrar o filho com os nomes do pai e das duas mães comemora a conquista: ‘sentimento de justiça’

Ceará2 dias atrás

Polícia investiga se mulher presa com drogas no Ceará iria fornecer armas a fugitivos de presídio em Mossoró

Artigo2 dias atrás

Vergonha Política em Iguatu: Pula Pula Pipoquinha e a Urgência da Renovação

Noticias3 dias atrás

Flávio Dino assume cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal

Noticias3 dias atrás

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode ser discutida em março

Mundo3 dias atrás

Vladimir Putin, voou em um bombardeiro estratégico, modernizado e com capacidade nuclear

Noticias3 dias atrás

Polícia apreende 100 veículos de luxo de concessionária usada por traficantes para lavar dinheiro

Iguatu3 dias atrás

Ex-estagiário de fórum é preso por passar informações de processos ao tráfico de drogas

Noticias3 dias atrás

Caixa Econômica Federal divulga edital para concurso público com 1600 vagas

Noticias3 dias atrás

Compositor brasileiro move ação contra Adele por plágio de música

Esportes3 dias atrás

Jogadores e comissão técnica do Fortaleza vivenciaram uma noite de terror em Recife

Ceará3 dias atrás

Governo do Ceará Busca Empréstimo de R$ 2,6 Bilhões em busca de equilíbrio das contas

Noticias4 dias atrás

Câmara dos Deputados aprova obrigatoriedade de certidão negativa de antecedentes criminais para quem trabalhar com crianças

Noticias4 dias atrás

Volume de chuvas no Ceará em fevereiro, atingiu o esperado para o mês inteiro

Noticias4 dias atrás

Homens trans podem fazer alistamento militar obrigatório; entenda

Colunas4 dias atrás

Direito e Cidadania: Com as chuvas, os alagamentos

Ceará4 dias atrás

Criminosos vestidos de policiais assaltam comerciante e trocam tiros com a polícia

Ceará4 dias atrás

Árvore cai sobre carro no Ceará; seis ficam feridos

Iguatu4 dias atrás

CPI da CAF em Iguatu: 10 vereadores assinam requerimento. Nenhum é da situação

Ceará4 dias atrás

Cantora de forró que morreu afogada com o marido gravou clipe no mesmo local onde corpos foram encontrados

Ceará4 dias atrás

Polícia Federal procura há dois anos preso que fugiu algemado da sede da PF em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Ônibus escolar com 48 estudantes tomba em rodovia do Ceará

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 09/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 07/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTICIAS – 06/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 02/02/2024

Videos3 semanas atrás

MAIS NOTÍCIAS AO VIVO 01/02/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/01/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 29/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 18/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 15/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 12/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 11/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 08/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 05/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 04/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 18/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 11/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 08/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 01/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/11/2023

Videos10 meses atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 08/05/2023

Videos10 meses atrás

REPRISE – MAIS JUSTIÇA 05/05/2023

EM ALTA

Fechar Propaganda
Fechar Propaganda