Brasil

‘Esperança’ é eleita a palavra do ano de 2022 pelos brasileiros, diz pesquisa

Published

on

“Esperança” foi eleita a palavra do ano de 2022 por brasileiros ouvidos por uma pesquisa da consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia. 23% dos entrevistados escolheram a palavra.

“Decepção” e “dificuldade” ficaram empatadas com 4% cada na segunda posição nas preferências dos entrevistados. Na edição de 2021, a palavra escolhida foi “vacina”, ano marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19.

“A vitória da palavra ‘esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, ‘decepção’, termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano”, comenta Leandro Machado, Sócio da Cause.

Um grupo de especialistas selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022. Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1.200 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 04 e 09 de novembro. A margem de erro é de até 3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Ao final, os organizadores fizeram um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público para escolher a palavra do ano de 2022.

Anos anteriores

As palavras “Luto”, “Dificuldades” e “mudanças” foram escolhidas pelos entrevistados.

2021 – Vacina
2020 – Luto
2019 – Dificuldades
2018 – Mudança
2017 – Corrupção

Em segundo lugar os entrevistados escolheram a palavra “esperança”, com 17% das preferências, seguida por seguida por “saúde” e “recomeçar”.

Fonte: G1

PODCAST DIÁLOGO MAIS – Papo de política com o empresário Sá Vilarouca

 

EM ALTA

Sair da versão mobile