Iguatu

Escola do Baú resgata saberes populares sobre plantas medicinais da Caatinga

Published

on

A Escola de Ensino Fundamental Antônio Cirilo de Oliveira, localizada no sitio Baú/ Iguatu/Ce, desenvolveu através da Secretaria de Educação e SENAR (Programa AGRINHO) o projeto CAATINGA: articulando saberes populares, medicinais e culturais e o SUBTEMA: SABERES DE UM POVO: CONVIVENDO COM O SEMIÁRIDO NO DISTRITO BAÚ – MUNICIPIO DE IGUATU.

Teve como responsável pelo projeto o Professor Nacizo Cândido Neto. O projeto beneficiou 8 turmas do ensino fundamental nível I e II, 2º ano ao 9º ano, 164 alunos, 8 professores, 4 integrantes do núcleo gestor, pais e comunidade.

Apresentação artística dos alunos da escola

O objetivo do projeto foi resgatar os saberes populares sobre plantas medicinais da caatinga e articulá-los aos saberes científicos de modo a promover a ampliação e valorização da caatinga. Foi envolvido todo o currículo da escola, tendo atividades e ações nas disciplinas curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, Artes, Inglês, Educação e Cidadania e Ensino Religioso.

O projeto beneficiou 8 turmas do ensino fundamental nível I e II, 2º ano ao 9º ano

Foram diversas as atividades e ações, entre elas construção de desenhos com diversos temas, redações, maquetes, livro de poesias sobre o semiárido, Palestra com a equipe Enactus, troca de experiências com pais da comunidade sobre as plantas medicinais e o cultivo das mesmas, panfletagem, divulgação em carro de som na comunidade, produções artísticas e culturais, visita técnica na empresa Flora Pura, minicurso sobre a caatinga e as ervas medicinais.

Grande participação dos alunos e da comunidade

Tivemos vários parceiros para a realização de todas ações, entre eles a Empresa FLORA PURA, Equipe ENACTUS/ IFCE/ IGUATU, Radio MAIS FM, Pais de alunos da referida escola, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social através do CRAS, COMVIDA, Conselho Escolar com o Programa Escola Sustentável e Educadores da Escola.

Professores e servidores da escola contribuíram para a realização do projeto

Dia 22 de setembro de 2016 foi o grande dia de apresentação dos trabalhos desenvolvidos, a culminância do projeto, momento em que os alunos expuseram todo seu aprendizado de forma dinâmica e criativa, neste mesmo momento foi feita entrega de medalhas dos alunos que foram escolhidos na categoria desenho e redação nível I e II.

EM ALTA

Sair da versão mobile