Ceará

Escola de Saúde Pública lança de aplicativo para profissionais de saúde

Published

on

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) lança nesta segunda-feira, 14, o iSUS, um aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na adoção de condutas no cuidado ao paciente. O lançamento marca o início da programação “SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos”. Ao longo da semana, a escola disponibilizará uma série de atividades desenvolvida em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), hospitais da rede pública do Governo do Ceará e movimentos sociais para celebrar os 30 anos de regulamentação do sistema.

“A Escola de Saúde tem na missão dela fortalecer o SUS através do conhecimento, da informação”, comenta Marcelo Alcântara, superintendente da ESP. Segundo ele, a ideia é fazer uma semana de conscientização sobre história e importância do SUS e disponibilizar conteúdo informativo à população.

Ainda segundo o superintendente, o contexto de pandemia ressalta ainda mais a relevância do Sistema: “Precisamos ter uma releitura do que é o SUS para cada um de nós, o que representa para nossa vida e para a geração futura”, acrescenta. Marcelo acredita que, hoje, o grande desafio é aperfeiçoar o SUS, tarefa que é responsabilidade de todos nós, nas suas palavras.

A partir desse pensamento, surgiu a ideia do aplicativo iSUS. “Serve pra acompanhar o profissional de saúde no dia a dia. No aplicativo, o profissional acessa o protocolo de manejo do paciente com Covid-19, por exemplo”, diz Alcântara. Além de informações sobre prontuários, o app também concentra conteúdo como história do SUS e os novos projetos para área de Saúde no Ceará. O acesso é livre e o app já pode ser baixado pelo profissional de saúde.

Ao longo da próxima semana, a Escola de Saúde Pública realizará ainda outras atividades para comemorar a regulamentação do sistema público de saúde no Brasil. O objetivo é discutir e refletir sobre os avanços, conquistas e desafios da saúde pública, além de reforçar a importância do SUS para o País.

Nos canais oficiais da ESP/CE no YouTube e Instagram serão realizadas entrevistas, webinares e lives em diferentes temáticas sobre o SUS, com a participação da sociedade civil, trabalhadores do SUS, conselhos de saúde, estudantes, professores, lideranças dos movimentos sociais, pesquisadores e especialistas em gestão pública.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile