Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Entre Olhares: Prisão ou castigo?

Publicado

on

Em sua dissertação de mestrado em Filosofia do Direito na PUC de São Paulo em 2009, Tatiana Chiaverini se debruçou para estudar A ORIGEM DA PENA DE PRISÃO. Em seu primoroso trabalho a autora nos ensina que “a tese de que cada sistema de produção descobre o sistema de punição que corresponde às suas relações produtivas não é original, já existem trabalhos que apontam para uma coincidência entre as instituições carcerárias e os modelos econômicos e políticos da sociedade”. Sabe-se que a pena de prisão surgiu no fim do absolutismo, com o nascimento do capitalismo. Trata-se da privação ou castigo previsto por uma lei positiva para quem se torne culpado de uma infração”.

Ao longo do seu trabalho Tatiana nos ensina que nas sociedades tidas como “primitivas” a culpa do indivíduo assume caráter coletivo, pois acaba atingindo aqueles que vivem com o culpado ou com ele têm vínculos sociais. Nesse contexto da responsabilidade penal coletiva também se explica o conformismo fatalista. Com a evolução social e diante da necessidade de evitar a dizimação das tribos com as vinganças coletivas, surgiu o TALIÃO, que limita a reação à ofensa a um mal idêntico ao praticado (sangue por sangue, olho por olho, dente por dente). Adotado no Código de Hamurabi (Babilônia), no êxodo (povo hebraico) e na Lei das XII Tábuas (Roma), foi ele um grande avanço na história do Direito Penal por reduzir a abrangência da ação punitiva.

No Código de Platão ficou determinado que “haverá na cidade três prisões: uma delas situada na praça pública, comum à maioria dos delinquentes, que assegurará a guarda dessas pessoas; a segunda, no lugar de reunião do conselho noturno, que se chamará casa de correção ou reformatório; a terceira no centro do país, no lugar mais deserto e mais agreste possível, terá um sobrenome que indique seu caráter punitivo. Segundo Platão, a primeira prisão servia para guardar as pessoas, prevenindo outros delitos. A segunda seria para aqueles criminosos recuperáveis e não teria função punitiva, mas corretiva. A prisão punitiva ficaria no local mais distante e seria destinada aos agentes dos crimes mais graves e incorrigíveis. Nessa terceira prisão existiria um total isolamento do criminoso com o resto da sociedade, que não terminaria nem com a morte, pois seus restos seriam jogados, sem sepultura, fora das fronteiras do país.

A Igreja via o cárcere como instrumento espiritual do castigo, sustentando que pelo sofrimento e na solidão a alma do homem se depura e purga o pecado. Para redimir a culpa “o infrator deveria sujeitar-se à penitência que poderia aproximá-lo de Deus “quoties inter homines fui, minor homo reddi”. Daí então cumprir-se o internamento em prisão de conventos “detrusio in monasterium”. A prisão como pena da Idade Moderna, portanto, é fruto de uma evolução e da somatória de várias influências históricas. Desde a antiguidade as prisões de custódia, em sua maioria, com trabalhos forçados, já estavam presentes no inconsciente coletivo do homem. Mas foi a Igreja que revelou a possibilidade de prisão penitência. Já o surgimento da prisão na Idade Moderna coincide com decisivas transformações sociais. As prisões modernas foram uma alternativa para coibir a vagabundagem e disciplinar o trabalhador no mundo industrial.

Observe-se que o caráter principal da pena é impingir ao apenado o sofrimento. A pena se destina a causar sofrimento, independente do fato de resultar, eventualmente, algum benefício desse sofrimento ao infrator ou à sociedade. Os bárbaros que invadiram a Europa encontravam seu prazer nos perigos e na guerra. Matar um homem era prova de heroísmo, assim como perder a vida no meio da luta era a felicidade suprema. Para eles o mais glorioso troféu de uma batalha era a cabeleira de um inimigo escalpado, a qual passava a ser usada como enfeite nos cavalos de guerra.

Ao longo e largo dos anos um calhamaço de leis passaram a disciplinar a existência e o funcionamento dos estabelecimentos penitenciários no Mundo (Regras Penitenciárias Europeias; Regras de Mandela, Leis de Execução Penal, dentre tantas outras). O Brasil ocupa a quinta posição mundial entre as maiores taxas de ocupação penitencial do planeta. A ONU e o Supremo Tribunal Federal chegaram à conclusão em 2015 que o Brasil vive uma situação penal alarmante e inconstitucional. Segundo relatório da ONU, a realidade vivida nos estabelecimentos penais brasileiros é de “celas imundas, sem salubridade, ocorrência de torturas, maus tratos, proliferação de doenças infecto contagiosas, falta d’água potável, violência sexual, comida estragada, falta de componentes básicos de higiene pessoal. Entre 1992 e 2012 a população carcerária brasileira cresceu 380%. Próxima semana, vou me deter a detalhes dessa população.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Mundo59 minutos atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes1 hora atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias7 dias atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

Iguatu1 semana atrás

Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Videos1 semana atrás

Ciclo Sesc 2025 reúne ciclistas de todas as idades em Iguatu

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/05/2025 – Acordo descumprido! A realidade por trás do discurso.

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.