Mundo

Entenda como a retomada rápida de territórios deu novo ânimo aos ucranianos e fez com que russos criticassem invasão

Published

on

Na última semana, a Ucrânia conseguiu retomar partes importantes de seu território que haviam sido ocupados por tropas de Moscou, e, por isso, os ucranianos estão com moral em alta, e os russos, em baixa. Na Rússia, onde tradicionalmente não se critica Vladimir Putin publicamente, alguns aliados e especialistas em temas militares verbalizaram seu descontentamento com o líder.

As forças ucranianas retomaram uma região equivalente ao dobro do tamanho da região metropolitana de Londres no leste do país.

Ucranianos animados

O governador da região de Kharkiv, Oleh Syniehubov, afirmou que em algumas regiões do front da guerra os ucranianos conseguiram chegar até a fronteira com a Rússia. No fim de semana, o Ministério de Defesa da Rússia afirmou que tropas vão ser retiradas de duas áreas na região para serem reagrupadas a outras frentes de luta.

Segundo a agência AP, há relatos de que a retirada dos russos foi caótica.

Moradores de pequenos povoados afirmaram que até a hora do almoço parecia estar tudo normal, mas que de repente os soldados russos começaram a ficar agitados e, repentinamente, se retiraram com seus tanques e veículos blindados.

Os soldados ucranianos que entraram nas cidades retomadas gravaram vídeos e fizeram fotos para marcar o momento: hastearam bandeiras ucranianas em prédios destruídos e pisaram em bandeiras russas que encontraram pelo caminho.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile