Iguatu

Encontro discute implantação do SAMU em Iguatu e região

[caption id="attachment_5375" align="alignleft" width="600"](Foto: Site Prefeitura Municipal)[/caption]O debate em torno do assunto não é novidade. A busca pela instalação de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), iniciada pelo então prefeito Agenor Neto, vem sendo reforçada ao longo dos últimos anos e intensificada pelo prefeito Aderilo Alcântara.

Published

on

(Foto: Site Prefeitura Municipal)

O debate em torno do assunto não é novidade. A busca pela instalação de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), iniciada pelo então prefeito Agenor Neto, vem sendo reforçada ao longo dos últimos anos e intensificada pelo prefeito Aderilo Alcântara.

Ele recebeu, na manhã de sexta-feira (09), a visita do Gestor do SAMU Ceará, Fabrício Augusto e da Técnica do Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência. O objetivo da vinda desses profissionais foi conhecer de perto a região e realizar um diagnóstico mais preciso acerca dos locais mais adequados para a implantação do serviço.

O encontro aconteceu no Diocesano Bistrô, por volta das 8h e reuniu o prefeito Aderilo Alcântara, o secretário de Políticas Públicas de Saúde de Iguatu, Dr. Joab Soares, a secretária adjunta de Políticas Públicas de Saúde do município, Cleivânia Oliveira, além dos vereadores João Lázaro, Louro da Barra e Rogério Costa.

A novidade é que até o final do ano Iguatu e toda a região Centro-Sul do Estado já poderão dispor dos serviços oferecidos pelo SAMU. Esse foi o prognóstico feito pelo Gestor do SAMU Ceará, Fabrício Augusto. O projeto que servirá de base para a implantação do serviço na região já está sendo finalizado e, em breve, será encaminhado para o Ministério da Saúde onde passará por avaliação e aprovação. Uma vez encaminhado, o projeto deverá ser apreciado em um prazo de até noventa dias. “Existe hoje uma orientação para que essa questão seja agilizada da forma mais urgente possível e que melhor atenda a população”, reiterou Augusto.

O prefeito Aderilo Alcântara vem cobrando celeridade no método para a inserção do serviço que beneficiará Iguatu e Região Centro-Sul. De acordo com o prefeito é importante fortalecer as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal para que a saúde do município possa, a cada dia, ser melhorada e ampliada. “Esse é mais um equipamento que vem com o objetivo de somar forças para que possamos ter uma saúde de mais qualidade para a população, principalmente a mais carente”, reconheceu Aderilo.

De acordo com o secretário de Políticas Públicas de Saúde do município, Dr. Joab Soares, a vinda do SAMU para Iguatu e para a Região Centro-Sul representa mais um avanço, consolidando a cidade como pólo de desenvolvimento na área da saúde. “Esse é um projeto já vem sendo desenhado há algum tempo, desde a gestão do prefeito Agenor Neto e que agora está sendo concretizado”, salientou Dr. Joab Soares que avaliou de maneira positiva a implantação do sistema.

A vinda da equipe do SAMU à cidade, além de definir critérios técnicos para a definitiva introdução do sistema, representou também a validação de uma solicitação antiga para que ele se estabelecesse na região. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é iniciado a partir de uma ligação gratuita, feita para o número 192. A chamada é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem a ligação para um médico, que faz o diagnóstico da situação e dá início ao atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos. O serviço deverá funcionar 24 horas por dia com uma equipe de médicos e enfermeiros. Para Iguatu virão três unidades básicas e uma avançada, com atendimento de UTI móvel.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Iguatu – ASCOM

EM ALTA

Sair da versão mobile