Brasil

Encerram-se hoje, as provas de proficiência em língua portuguesa

Published

on

A aplicação das provas escrita e oral para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), segunda edição de 2024, termina hoje, 25 de outubro. O exame teve início na terça-feira, 22, e foi realizado em 109 locais credenciados, sendo 46 no Brasil e 63 no exterior. O Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro que avalia o domínio da língua portuguesa por estrangeiros, sendo aceito por universidades e empresas no Brasil, além de ser utilizado em processos de revalidação de diplomas médicos e naturalização.

Estrutura do Exame
A prova é composta por duas partes: escrita e oral. A parte escrita dura até três horas e inclui quatro tarefas de produção de texto, que exigem diferentes habilidades linguísticas. Durante esta etapa, os participantes ouvem e veem materiais em áudio e vídeo duas vezes, sem interrupções, devendo completar as tarefas no tempo determinado.

Já a prova oral tem duração de 20 minutos, com interação presencial entre o participante e os avaliadores. Os temas abordados envolvem interesses pessoais do examinando, com base no formulário de inscrição, além de questões do cotidiano e de interesse geral. Os resultados dessa edição do exame serão divulgados no dia 16 de dezembro, e os participantes poderão acessar suas notas por meio do Sistema Celpe-Bras, utilizando o login cadastrado no portal Gov.br.

Inscrições
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, a segunda edição de 2024 contou com 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países. A maioria dos participantes tem o espanhol como idioma nativo, com 2.751 inscritos, seguido pelo francês (290) e pelo inglês (175). Em termos regionais, a maioria dos inscritos é da América do Sul (2.278), seguida pela América do Norte (539) e países africanos (403).

Finalidades do Celpe-Bras
O Certificado é voltado a estrangeiros que desejam ingressar em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, sendo um requisito para comprovar a proficiência na língua portuguesa junto a instituições de ensino superior e em processos de validação de diplomas para profissionais que pretendem trabalhar no país.

As provas são realizadas semestralmente, tanto no Brasil quanto no exterior, em diversos postos, como instituições de ensino superior, embaixadas, centros culturais e outros locais que promovem a língua portuguesa.Nesta edição, foram disponibilizadas 7.515 vagas em 133 postos de aplicação, distribuídos por 56 localidades no Brasil e 77 no exterior. O Inep também oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência, além de atender idosos, gestantes e lactantes, entre outros.

Os participantes puderam solicitar tratamento pelo nome social no dia do exame, desde que a solicitação fosse feita até 16 de agosto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile