Noticias

Empresas investem em tecnologia para ler a mente dos funcionários

Published

on

Nos últimos anos, diversas empresas de tecnologia surgiram no mercado oferecendo a outras dispositivos capazes de escanear os cérebros dos funcionários. Sim, muitos empregadores querem conseguir ler a mente de seus empregados.

A InnerEye, por exemplo, é uma startup israelense que diz que seus headsets combinam aprendizado de máquina com as faculdades da mente humana, com o objetivo de ajudar os trabalhadores a evitar a indecisão e a trabalhar mais rápido. “Ao conectar humanos e máquinas, a InnerEye combina o melhor dos dois mundos”, diz o site da empresa.

Outra companhia que trabalha na mesma linha, a norte-americana Emotiv, afirma ser capaz de rastrear o bem-estar dos funcionários com seus dispositivos de eletroencefalografia (EEG) sem fio.

Conforme relata a revista científica Spectrum, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) dos EUA, esse é um mercado em expansão, e os empregadores estão começando a investir.

Obviamente, as justificativas para o interesse são “as melhores possíveis” (na concepção dos chefes). O argumento geral para essa classe de dispositivos é de que se trata de uma ferramenta desenvolvida não apenas para aumentar a produtividade, mas para garantir o bem-estar dos funcionários.

Fonte: Olhar Digital

EM ALTA

Sair da versão mobile