Noticias

Empresários desembarcam no Ceará para lançar, nesta quinta-feira, pedra fundamental de indústria de telhas em Quixadá

Published

on

O Município de Quixadá, na Região do Sertão Central, ganha, nesta quinta-feira, a pedra fundamental da indústria de telhas de plástico Telite X Solar. Dirigentes da empresa, liderados pelo empresário Almir Rezende, desembarcam no Ceará para implantar a indústria no Sertão Central que tem uma estimativa de gerar, quando entrar em funcionamento, mais de 100 empregos diretos. O empreendimento terá investimentos de R$ 15,5 milhões.

Segundo o deputado estadual Salmito Filho (PDT), que articulou junto ao então Governador Camilo Santana (PT) a implantação da indústria em Quixadá, por meio do programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE), a tecnologia usada pela Telite na produção de telhas de plástico reciclado consegue converter a energia solar em eletricidade com a adição do grafeno, tornando as construções autos suficientes em energia.

Salmito destaca, ainda, que um dos atrativos para o empreendimento é o forte pólo universitário que possibilitará a indústria desenvolver, com universidades locais, uma tecnologia com grafeno para uma possível geração de energia elétrica da telha a partir do sol. ‘’Outra razão da vinda da indústria foi o programa PODE que reuniu as condições favoráveis do setor público com o indispensável apoio do governo do Estado e da prefeitura de Quixadá’’, afirma Salmito, autor da proposta de criação do Programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento.

Segundo Leonardo Retto, CEO da empresa , existe a preocupação com a gestão da coleta de resíduos sólidos. “A Telite e a UFC de Quixadá estão no processo de formalização de parceria para a execução de um projeto de inovação que envolverá o desenvolvimento de um sistema de gestão de agendamento para coleta de resíduos recicláveis. “É um projeto que fortalece a parceria entre a Universidade e empresas do Sertão Central e promove desenvolvimento tecnológico e impacto direto na qualidade do trabalho das pessoas que coletarão material reciclável para a Telite”, pontua Leonardo.

Participarão do evento de lançamento da pedra fundamental da Telite X Solar Quixadá investidores da empresa do Rio de Janeiro e São Paulo, diretores e presidentes de companhias do exterior, além do deputado Salmito e do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira.

Fonte: Ceará Agora

PODCAST MAIS SAÚDE – Edição de 19 de março, com Paulinho Neto

EM ALTA

Sair da versão mobile