Economia

Em cinco anos, real perdeu 30% do poder de compra

Published

on

Não é impressão sua: o dinheiro vale cada vez menos. Com o aumento constante da inflação, o real perder 31,32% do valor de compra em apenas 5 anos. Ou seja, com a mesma quantidade de dinheiro o brasileiro compra apenas dois terços do que conseguia adquirir antes.

O valor do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado no país em 2018 saltou para 11,30%, neste ano. Essa mudança afeta especialmente as famílias mais pobres. Isso porque com os produtos básicos mais caros e com salários que não acompanham o aumento de preços, pessoas com menor renda podem consumir cada vez menos.

Além da perda do poder de compra, essa alta também reflete nos juros pagos pelos brasileiros, dificultando até mesmo o acesso a empréstimos. A saída é cortar gastos e deixar de comprar itens essenciais.

Nos últimos seis meses, por exemplo. mais de 60% da população teve que cortar gastos nos últimos seis meses, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final de abril.

Fonte: Yahoo

EM ALTA

Sair da versão mobile