Brasil

Em 2023, Brasil reduz em 12% emissões de gases do efeito estufa

Published

on

Em 2023, o Brasil reduziu suas emissões de gases de efeito estufa em 12% em comparação ao ano anterior, totalizando 2,3 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente, conforme divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Observatório do Clima. Em 2022, o país havia emitido 2,6 bilhões de toneladas.

Segundo o observatório, essa é a maior queda percentual desde 2009, quando o Brasil registrou a menor emissão da série histórica iniciada em 1990, com 1,77 bilhão de toneladas de CO₂ equivalente.

A principal causa dessa redução foi a queda no desmatamento da Amazônia. As emissões provenientes da destruição da floresta tropical diminuíram em 37%, de 1,074 bilhão para 687 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.

Porém, os dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) indicam que, apesar da desaceleração na Amazônia, a devastação de outros biomas do país resultou em 1,04 bilhão de toneladas de emissões em 2023.

Para David Tsai, coordenador do SEEG, embora a redução das emissões seja uma boa notícia, ela ressalta a dependência do Brasil em relação ao que ocorre na Amazônia, especialmente para que o país alcance suas metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). As novas NDCs devem ser apresentadas até fevereiro de 2025 e precisam estar alinhadas com o primeiro Balanço Global do Acordo de Paris (GST), que foi concluído em 2023 durante a COP28, em Dubai.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile