Noticias

Elon Musk quer cortar 10% dos empregos na Tesla: ‘Pausem as contratações’, diz e-mail

Published

on

O bilionário Elon Musk afirmou em um e-mail para executivos que está com “sentimento muito ruim” sobre a economia e que “precisa cortar cerca de 10% dos empregos” na montadora de carros elétricos Tesla. A Reuters teve acesso ao texto.

A mensagem, enviada na quinta-feira (2) e intitulada “Pausem todas as contratações em todo o mundo”, veio dois dias depois que o bilionário disse aos funcionários para retornar ao local de trabalho ou sair, e se soma a um crescente coro de alertas de líderes empresariais sobre os riscos de recessão.

Quase 100 mil pessoas estavam empregadas na Tesla e suas subsidiárias no final de 2021, de acordo com o arquivamento na Security and Exchange Comission (SEC) — o equivalente nos Estados Unidos à Comissão de Valores Mobiliários. Questionada, a montadora não comentou sobre o caso.

As ações da Tesla caíram quase 3% no pré-mercado dos EUA e suas ações listadas em Frankfurt caíram 3,6% após o relatório da Reuters. Os futuros da Nasdaq dos EUA ficaram negativos e foram negociados 0,6% mais baixos.

Musk alertou nas últimas semanas sobre os riscos de recessão, mas seu e-mail ordenando um congelamento de contratações e cortes de pessoal foi a mensagem mais direta e de alto perfil do chefe de uma montadora.

Até agora, a demanda por carros da Tesla e outros veículos elétricos (EV) permaneceu forte e muitos indicadores tradicionais de desaceleração – incluindo o aumento de estoques e incentivos de revendedores nos Estados Unidos – não se materializaram.

Mas a Tesla tem lutado para reiniciar a produção em sua fábrica de Xangai depois que os bloqueios por conta da pandemia de Covid-19 forçaram interrupções dispendiosas.

“O sentimento ruim de Musk é compartilhado por muitas pessoas”, disse Carsten Brzeski, chefe global de pesquisa macroeconômica do banco holandês ING.

Fonte: G1

https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

EM ALTA

Sair da versão mobile