eleições 2022

Eleições 2022: PL, PT e PP devem eleger maior número de deputados

Published

on

Partidos identificados com a centro-direita e direita, como PL, PP, União e PSD deverão ter maioria dos assentos na Câmara dos Deputados a partir da próxima legislatura que entra em vigor em 2023. Já os da centro-esquerda e esquerda deverão ser minoria, mas mantendo a hegemonia do PT como maior legenda da ala. As projeções são do levantamento e análise de dados da Contatos Assessoria Política e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Segundo o prognóstico, o partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) que atualmente conta com 76 parlamentares, deve alcançar a marca dos 84 deputados. Já o Partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá ter a segunda maior bancada, deve saltar dos 68 deputados atuais para 88 — considerando também os assentos projetados para PCdoB e PV, siglas com as quais o PT formou uma federação.

Demais partidos

A federação do PT/PCdoB/PV e o PL devem fazer a maior bancada na Câmara, seguido do PP, UNIÃO BRASIL, PSD, REPUBLICANOS e MDB. Esse grupo de partidos podem eleger o mínimo de 319 a 481 deputados federais que revela uma concentração de poder na próxima legislatura.

O estudo aponta para uma baixa renovação de cadeiras, em particular, na Câmara dos Deputados em função das vantagens aos candidatos à reeleição e recursos disponíveis para campanha.

Renovação tímida

O Diap calcula que a futura Câmara terá renovação entre 40% e 45%, com a reeleição de algo em torno de 300 deputados. O número de partidos com representantes em 2022 também promete redução acentuada em comparação a 2018. Enquanto no último pleito, 30 partidos conseguiram eleger ao menos 1 deputado, a expectativa é que neste ano, 22 ou 23 partidos consigam eleger ao menos 1 representante.

Essa redução é reflexo direto das novas regras eleitorais em vigor nesse pleito, como o fim do financiamento privado de campanha, possibilidade de janela partidária e o fim das coligações, quando não será mais permitida a união de diferentes partidos para concorrer no pleito.

Fonte: SBT News

EM ALTA

Sair da versão mobile