Mundo

Ele foi perguntado se estava ‘por engano’ na fila do embarque da 1ª classe e deu a melhor resposta

Published

on

Atribuir características inferiores, suposições comportamentais, sociais ou definições genéricas a uma pessoa por sua aparência é uma das definições de como o preconceito e o racismo funcionam. Um post recente de um usuário do Facebook chamado Emmit Walker não só exemplifica como ainda hoje esse tipo de racismo existe em qualquer ambiente e classe, como também oferece uma perfeita e hilária resposta, uma forra que expõe a ignorância que o preconceito necessariamente revela sobre quem o pratica.

Walker estava pacientemente aguardando para embarcar em um aeroporto, nos EUA, na área reservada para passageiros da primeira classe, quando uma mulher se aproximou, lhe informando que ele estaria no lugar errado. A grande chave da questão já estava clara para Walker: ele é negro, e a mulher é branca. “Você está no lugar errado. Precisa nos deixar passar. Essa fila é para embarque prioritário”, ela disse.

Sem perder a serenidade e a paciência, Walker respondeu à mulher: “Por prioritário você quer dizer ‘primeira classe’, certo?”, ao que ela respondeu que sim, e lhe dizendo que ele seria chamado depois que ela embarcasse. Walker diz em seu post que a próxima resposta foi dada já mostrando sua passagem de primeira classe.

“Pode relaxar, madame. Estou no lugar certo, e como estou aqui há mais tempo, você vai embarcar depois de mim”, ele disse.

Não satisfeita, a mulher teria insistido, dizendo que ele deveria ser do exército ou algo assim para ter uma passagem como a dela. “Nós pagamos por nossos lugares, então ele deveria ter que esperar”, ela disse.

Ainda calmamente Walker então finalizou a conversa: “Não. Sou grande demais para estar no exército. Sou somente um negro que tem dinheiro”.

O post termina contado a reação justa e perfeita das pessoas ao redor, que ouviram a troca: todos que estavam na fila aguardando para embarcar o aplaudiram. Walker não perdeu a elegância nem na hora de postar a foto da “pessoa” que o tratou de forma racista: “Essa senhora é engraçada”, diz a postagem, que tem 677 mil likes e quase 250 mil compartilhamentos à altura dessa reportagem.

Fonte: Hypeness

PODCAST DIÁLOGO MAIS – A violência contra o idoso

EM ALTA

Sair da versão mobile