A Secretaria da Cultura do Ceará abriu, nesta quarta-feira, as inscrições para os interessados em concorrer ao Edital Carnaval do Ceará 2016. A iniciativa disponibilizará um total de R$ 1.127.600,00, para apoio a projetos de todo o Estado, recursos a serem destinados aos proponentes das modalidades, Programação Carnavalesca, Maracatu, Escola de Samba, Bloco, Cordão e Afoxé. As inscrições seguem até 8 de janeiro de 2016, conforme especificações detalhadas no texto do edital, disponível no site da Secult: www.secult.ce.gov.br. O valor do edital é o mesmo de 2015, quando a Secult realizou reajuste de 6% em relação ao investimento na edição anterior do edital. O secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, destaca que a Secult trabalhou para lançar o edital com antecedência, abrindo inscrições ainda em 2015, para beneficiar os proponentes e facilitar o trabalho de preparação e execução dos projetos, destinados a fomentar as manifestações carnavalescas em sua vertente mais popular e tradicional, contemplando iniciativas de todo o Estado.

El Niño deve aumentar incidência de raios no Brasil em 2016

Fenômeno muda circulação do ar no planeta, provocando tempestades e secas. Quantidade de raios no Brasil neste verão deve aumentar em 20%.Todo ano, caem 50 milhões de raios no Brasil. E em 2016, deve ser mais – culpa do El Niño, que muda a circulação do ar no planeta e provoca seca num canto só pra aumentar as tempestades no outro. Dá medo, e é perigoso mesmo. Os raios foram a causa das mortes de 1.789 pessoas no Brasil, de 2000 a 2014. A maior parte das vítimas estava trabalhando no campo, dentro de casa, perto de algum veículo, debaixo de árvores, jogando futebol ou na praia. Dentro de casa, também é preciso ter cuidado com a rede elétrica .Por isso, quando o tempo fechar nesse verão, é melhor a gente se proteger. (JN)

O que funciona neste feriado

Como muitos deixam alguma coisa para ultima hora, o feriadão de Natal vai alterar o funcionamento de lojas, bancos, repartições públicas e supermercados também em Iguatu. Nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, as lojas do Centro e o comercio funcionam até às 17 horas. Na sexta-feira (25), lojas e supermercados não funcionam. Bancos seguem horários especiais nesta quinta-feira dia 24 de dezembro. A Coelce informou também que a central de relacionamento (0800.285.0196) vai operar normalmente durante todo o feriadão.

Movimento na Rodoviária

Deve aumentar nas próximas horas o numero de pessoas que virão passar o Natal em nosso município. O mesmo deverá ocorrer com o feriadão de fim de ano. Mesmo sem atração turística, a cidade é visitada por familiares uma vez que muitos jovens trabalham e estudam fora. No centro do comércio já podemos observar visitantes também.

Natal esquecível

Muitos gostam das festas natalinas pela troca de presentes, ceia e o encontro com familiares e amigos. Mas tem uma família que não terá o Natal com ostentação, o verdadeiro Natal do Senhor. Trata-se dos sem tetos. Muitos estão na expectativa de soluções para as ocupações.

Promoções na PM

Governador Camilo Santana, emocionou o publico presente a solenidade que contou com a maioria dos familiares na praça da bandeira em Iguatu na noite de terça-feira (22). “Esta promoção de praças e oficiais, é um momento histórico, um momento de resgate de vida”, disse o governador. Camilo Santana também destacou que a criação da lei foi uma iniciativa prioritária no seu governo, coroando o fim do ano de 2015 com as promoções. Já tem outra categoria aguardando este presente. Os servidores da categoria técnico-administrativo das Universidades Estaduais (UECE, URCA e UVA) aguardam desde 2005 pelo novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV). O pessoal técnico-administrativo das universidades estaduais espera que a matéria seja aprovada no primeiro semestre de 2016.

Reconhecimento

O governador Camilo Santana deu grande exemplo de humildade ao reconhecer na Deputada Mirian uma grande parceira na sua administração. No final da cerimônia, citou a parlamentar através de um gesto de gesto de carinho.

Falta de energia

Moradores da rua Trav. Abilio Barreto no bairro Veneza pedem providências á Coelce pela queda de energia. Esta semana, por duas vezes ocorreu o fato sempre á noite. Com as festas de fim de ano, os mesmos temem prejuízos com alimentos e bebidas, além do forte calor.

Celebração do Natal

A missa do Natal do Senhor será celebrada nesta noite de quarta-feira às 20 horas. Na Catedral de São José, o ato será presidido pelo Bispo do Dom Edson de Castro. Na paróquia do Prado ficará a cargo do Monsenhor Afonso Queiroga.

Natal do Senhor

Nós que fazemos esta coluna, desejamos a você um Natal Feliz e um Ano Novo muito próspero. Esperamos, por mais um ano, partilhar grandes momentos e conquistas!