Iguatu

Ecotrilha da Caatinga do IFCE Iguatu foi atingida incêndio neste fim de semana

Published

on

A assessoria do IFCE Campus Iguatu comunicou através das suas redes sociais que a Ecotrilha da Caatinga foi atingida por um incêndio neste fim de semana. O fogo, decorrente de queimadas em terrenos vizinhos, foi alimentado pelo ar seco e ventos da região, e acabou consumindo diversas espécies de plantas e animais do bioma. “Lamentamos a tragédia ambiental de um equipamento pedagógico e, sobretudo, de preservação da região. Agradecemos ao trabalho do corpo de bombeiros de Iguatu, servidores efetivos e terceirizados que colaboraram para que o fogo não ganhasse proporções ainda maiores”. São as palavras da nota de pesar pelo ocorrido.

(Foto: Reprodução)

A trilha ecológica da Caatinga é uma área de aproximadamente 12 hectares localizada nas dependências do campus (unidade Cajazeiras) com espécies vegetais típicas do bioma Caatinga em expressivo estágio de conservação. No curso de Licenciatura em Geografia, a área natural era destinada a atividades de ensino, pesquisa e extensão, em especial nas aulas práticas de Geomorfologia, Pedologia, Biogeografia e Educação Ambiental, Metodologia e Prática do Ensino em Geografia Física e Estágio Supervisionado IV. Além disso, o lugar recebia visitas guiadas de escolas públicas e privadas da cidade para aulas de campo.

(Foto: Reprodução)

O local se regenerava de outra queimada, ocorrida há mais de 30 anos. A Ecotrilha, no entanto, só foi oficializada em 2009, passando a ser um laboratório de estudos ambientais. A partir de agora, a instituição fará um levantamento para mensurar as perdas e buscar junto da sociedade formas de recuperar a trilha. Todos os procedimentos de apuração dos fatos já estão sendo tomados.

 

*Com informações IFCE Iguatu

PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot

EM ALTA

Sair da versão mobile