Brasil

Economia brasileira recua 0,64% no terceiro trimestre, aponta BC

Published

on

O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (17) que a atividade econômica brasileira caiu 0,64% no terceiro trimestre de 2023, na comparação com o trimestre anterior. O resultado foi calculado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é uma forma de estimar o desempenho da economia.

A queda no terceiro trimestre foi influenciada por problemas nos setores da indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. No segundo trimestre, a atividade econômica já tinha recuado 0,85%, depois de crescer 4,8% no primeiro trimestre.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o IBC-Br registrou um aumento de 0,78%. No mês de setembro de 2023, o índice teve uma leve redução de 0,06%, mas ficou positivo em 0,32% na comparação com setembro de 2022. No acumulado em 12 meses, o indicador mostrou um crescimento de 2,5%.

O IBC-Br é usado pelo BC para ajudar a definir a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 12,25% ao ano. A Selic é o principal instrumento do BC para controlar a inflação, que é a alta generalizada dos preços. Quando a Selic aumenta, o crédito fica mais caro e a poupança mais atrativa, o que reduz a demanda e a pressão sobre os preços. Por outro lado, juros mais altos também podem prejudicar a atividade econômica e a expansão da economia.

EM ALTA

Sair da versão mobile