Saúde Animal

Doutor o que é Sarna? Existem tipos de Sarna? Quais?

Published

on

A sarna é uma doença Dermatológica muito comum em nosso país tropical, tendo uma estimativa de 70% dos casos clínicos em clinicas veterinárias Dermatológicas, chegando a 90% dos casos em tempos mais quentes.

Sim, existem vários tipos de sarna: sarna fungica, sarna por parasitas como Ácaros, que são os mais comuns.

De que forma meu bichinho pode contrair? Quais problemas esta doença pode trazer?

Uma forma bastante comum de contrair uma sarna é em contato com água, banhos sem a correta secagem dos pelos, o que propicia o aparecimento de fungos e ácaros.

Além do problema da sarna deixar a pele do animal dolorida e feia, causam processos alérgicos e muita coceira. Essa coceira pode acarretar feridas que podem ocasionar infecções secundarias.

Doutor o que devo fazer caso meu bichinho esteja com sarna? Cuidados para proteger meu bichinho da sarna?

O melhor é levar rapidamente ao medico veterinário para tratar, pois a sarna, independente de qual seja, aumenta muito rápido, causando muito stress ao seu bichinho, sem contar com o processo alérgico que causa.

O medico veterinário vai lhe orientar melhor sobre alguns tipos de doenças dermatológicas e seus tratamentos específicos. Para protegê-lo sempre seque seu animalzinho após o banho e sempre deixe seu bichinho em lugares secos e arejados.

Dr. Roger Estevam Soares
Med. veterinário, Especialista Clinica e Cirurgia de Pequenos animais.

EM ALTA

Sair da versão mobile