Saúde Animal

Doutor meu cachorro come fezes, é uma doença? O que fazer?

Published

on

Primeiramente o nome desse probleminha se chama coprofagia, que é o hábito de se alimentar das fezes, Sim pode ser uma doença, a Gastroenteropatia ou hepatopatia, doenças do trato digestor ou fígado, que são patologias que provocam uma má absorção dos nutrientes, e, devido a essa carência acabam alimentando-se de suas fezes.

Problemas neurológicos também podem ocasionar a alimentação inconsciente das fezes. Melhor opção é sempre levar ao Medico veterinário.

Doutor como saber se meu bichinho tem a Coprofagia? Já fiz vários exames com o médico Veterinário, meu bichinho está saudável e mesmo assim ele ingere fezes, por quê?

Como saber se seu cão come fezes? Primeiramente ele tem halitose (mau cheiro na boca), após constatar o mau cheiro tentar pegar ele no flagra! Após defecar ele vai se alimentar da próprias fezes.

Porém, muitas vezes esse hábito não tem nada a ver com problemas de absorção, mas comportamental. O dono que briga com o cachorrinho quando ele defeca no lugar errado e logo é punido. Com medo da punição, o filhote quando ele faz suas necessidades no lugar errado, ingere imediatamente com medo de ser punido. Outra causa além da punição e a falta de alimentação correta seria ele não estar saciado ainda e ,estando com fome, acaba se alimentado das próprias fezes. As medicações que propiciam mais fome também predispõem a coprofagia, Mas isso não é culpa da medicação e sim do proprietário que deve ficar atento, se nosso amiguinho está realmente saciado.

Para não criar esse mau costume, o melhor é não brigar com seu bichinho! Quando estiver fazendo cocô e xixi no local errado, removê-lo e levá-lo no local correto , deixa-lo terminar e fazer a maior festa!! Beneficiando ele com carinho e petiscos, uma maneira de incentivá-lo a utilizar para suas necessidades o local correto.

Dr. Roger Estevam Soares
Med. veterinário, Especialista Clinica e Cirurgia de Pequenos animais
Proprietário da Canni & Cat Clinica Veterinária e Pet shop. Iguatu-CE

EM ALTA

Sair da versão mobile