Regional

Dores nas articulações por chikungunya: ortopedista dá dicas sobre como aliviar o problema

Published

on

As dores nas articulações causadas pela infecção de chikungunya são um dos principais sintomas que debilitam e causam reclamação dos pacientes, podendo perdurar por anos. Por isso, muita gente se pergunta: tem como aliviar as dores da chikungunya? O ortopedista Eduardo Vasconcelos orienta o que fazer (e não fazer) quando diagnosticado com a doença.

O Ceará teve dois municípios liderando o número de casos prováveis de chikungunya no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde: Fortaleza com 9.392 casos prováveis; e Juazeiro do Norte, 3.670.

O órgão ministerial informou ainda que no primeiro semestre de 2022, de um total de 23 mortes em todo o país, 17 ocorreram no Ceará. Com isso, o estado concentrou 73,9% dos óbitos.

Ele também comentou sobre um tópico importante das arboviroses. “O segundo ponto importante é a hidratação. É importantíssimo beber muita água, soro de reidratação oral, sucos, evitar bebidas alcoólicas — porque vai gerar desidratação que pode piorar a dor. A hidratação vai ajudar, inclusive, a evitar uma postergação das dores”, reforçou o médico.

Atenção com remédios
Em relação às medicações, Eduardo Vasconcelos alertou para o cuidado com o uso de anti-inflamatório, já que também estamos vivendo aumento de casos de dengue.

“A orientação é evitar para tratar a dor — que é uma coisa muito comum da população; evitar também o uso do ácido acetilsalicílico, também conhecido como AAS. Nesse caso, é melhor evitar e usar analgésicos comuns, como paracetamol e dipirona. Basicamente essas duas medicações”, explicou o ortopedista.

Ele disse que, mesmo nos casos onde a dengue foi descartada e a chikungunya foi diagnosticada, o correto é evitar anti-inflamatórios.

 

Fonte: G1 CE

 

DIALOGO MAIS – 28 DE JUNHO DIA DO ORGULHO GAY

EM ALTA

Sair da versão mobile