Brasil

Dona de casa de 63 anos doa sangue há 25 e já ajudou a salvar 832 vidas no RJ: ‘Sensação maravilhosa’

Published

on

Dona Valéria é uma pacata dona de casa de 63 anos que já ajudou a salvar 832 pessoas em todo o Brasil através da doação de sangue e plaquetas.

A idosa mora em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), doa sangue há 25 anos ininterruptos. Mais: ela é a doadora mais antiga do Hemorio e já fez 208 coletas desde 1996.

No dia 30 de novembro (terça-feira), a partir das 17h, acontece o Razões Para Doar, uma super live para promover a cultura de doação em nosso país. Clique aqui para se inscrever e receber a notificação quando o evento começar!

 

“As únicas vezes que não pude doar foi há uns dois anos, quando o Hemorio estava sofrendo com falta de equipamentos, e no começo da pandemia da Covid, quando tudo fechou”, diz ela, orgulhosa.

Valéria sempre quis ser doadora de sangue, mas durante boa parte da vida ela não tinha peso mínimo exigido (50kg), meta atingida aos 38 anos, quando fez a primeira doação. De lá pra cá, não parou mais.

É muito bom doar porque você faz um bem. Além de fazer um bem para outras pessoas, porque você sai leve, vai tranquila pra casa“, afirmou.

As coletas de sangue são feitas de 4 em 4 meses, que é o tempo mínimo exigido para mulheres doadores. Já as coletas de plaqueta, uma vez ao mês.

“Há um tempo atrás, uma amiga que morava em Belo Horizonte teve leucemia e precisou de doação de plaquetas. Aí descobri que, para doar as plaquetas, você pode doar todo mês. Já o sangue precisa de mais tempo”, diz ela, explicando ainda que uma bolsa de sangue ajuda até quatro pessoas, e a de plaquetas, até oito.

Em outras palavras, as 208 visitas da idosa ajudaram, segundo os registros do Hemorio, ajudou 832 pessoas, entre receptores de sangue e de plaquetas.

“Digo que é uma sensação muito boa! Eu me sinto muito bem quando sei que meu sangue, uma coisa que tenho de graça, pode ajudar alguém. Além disso, doar é uma coisa que não dói, não engorda, não faz mal. Só faz o bem. É sensacional”, completou a carioca. “Vou doar até não poder mais”.

E se você também quer seguir o exemplo da Dona Valéria, todas as informações pra ser um doador de sangue, você confere no site do HemoRio, clicando aqui.

Assista à live do Razões Para Doar nesta terça, 30/nov, a partir das 17h. Clique aqui para se inscrever no evento!

 

Fonte: Globoplay

EM ALTA

Sair da versão mobile