Ceará

Dom Geraldo Freire Soares é ordenado bispo em solene Celebração Eucarística celebrada em Cruzeiro do Nordeste, Sertânea (PE)

Published

on

Dom Geraldo Freire Soares Bispo de Iguatu

No mesmo lugar onde foi ordenado presbítero, há 23 anos, Dom Geraldo foi ordenado Bispo sob o lema episcopal “O Pão Nosso de Cada Dia”. Ele assume a Diocese de Iguatu em 6 de agosto próximo, como o quinto bispo da diocese.

A solene Celebração Eucarística de ordenação contou como Bispo Ordenante Principal, Dom Bernardino Marchió, Bispo Emérito da Diocese de Caruaru – PE e como Bispos Co-Ordenantes Dom José Luiz Ferreira Sales C.Ss.R, Bispo da Diocese de Pesqueira – PE e Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos C.Ss.R, Bispo da Diocese de Campo Maior – PI.

A ordenação diaconal foi celebrada no dia 7 de abril de 2000, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Garanhuns, presidida pelo então bispo de Garanhuns, Dom Irineu Scherer. No dia 1 de agosto, na paróquia de São José, em Cruzeiro do Nordeste, onde residem atualmente seus pais, Dom Geraldo foi ordenado presbítero pelas mãos do então bispo diocesano de Pesqueira, Dom Bernardino Marchió.

A cerimônia é rica de sentido. São três bispos que pontificam este ritual. O eleito, por nomeação papal que é lida aos presentes, fez suas promessas de fidelidade à Igreja e de dedicação ao povo cristão do qual será pastor. E após a invocação dos santos no canto das ladainhas, realizou-se o rito principal da sacra ordenação episcopal.

Os três bispos consagrantes impuseram as mãos na fronte do eleito, sendo este – a “keirotonia” – o rito essencial, acompanhado com as palavras consecratórias. E enquanto o sagrante rezava a oração consecratória, dois ministros seguraram na cabeça do eleito o livro dos Evangelhos aberto, que será sempre a fonte inspiradora do ensino episcopal.

Em seguida, Dom Bernardino Marchió que presidiu a ordenação derramou o óleo do crisma na cabeça do eleito. Consagrando-o pois a ele que acabara de receber o Espírito Santo. Com isto, o nosso novo bispo recebeu a plenitude do sacerdócio, como sucessor dos apóstolos.

Logo após ter sido ordenado, recebeu ele as insígnias episcopais: a mitra do pontífice, o báculo do pastor e o anel, sinal de que desposa sua Igreja diocesana. Assim revestido, abençoou os fiéis.

Sonora – Primeira fala de Dom Geraldo como Bispo da Diocese de Iguatu

https://www.diocesedeiguatu.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Primeira-fala-como-Bispo-de-Iguatu.mp3?_=1

Sonora do Padre João Batista Administrador Diocesano

https://www.diocesedeiguatu.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Fala-Padre-Joao-Batista-Administrador-Diocesano.mp3?_=2

Sonora – Ata da Ordenação Episcopal

https://www.diocesedeiguatu.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Ata-da-Ordenacao-Episcopal.mp3?_=3

Deste momento em diante o neo-episcopo é sucessor dos apóstolos, enriquecido pelo caráter sacramental da Ordem e se torna membro do episcopado, portador portanto do Espírito Santo. A riqueza dos ritos sacramentais coloca o novo bispo como responsável pela Igreja docente e como pastor do povo de sua diocese – a Diocese de Iguatu, Ceará.

Dom Geraldo Freire Soares foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Iguatu no dia 4 de maio de 2022. Ordenado bispo em 1 de julho de 2022 em Sertânia e a sua posse está programada para 6 de agosto de 2022.

GALERIA DE IMAGEM

 

https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

 

EM ALTA

Sair da versão mobile