Brasil
Documentos vazados por Snowden mostram que EUA rastrearam a Petrobras
[caption id="attachment_6309" align="alignleft" width="600"]
O vice-presidente Joe Biden visitou a Petrobras em maio e defendeu parcerias na área energética[/caption]Enquanto o governo brasileiro aguarda as explicações dos Estados Unidos sobre a espionagem direta das comunicações da presidente Dilma Rousseff, novas denúncias feitas no domingo (8/9) pelo programa Fantástico revelaram que a maior empresa do Brasil, a Petrobras, também foi espionada.
O vice-presidente Joe Biden visitou a Petrobras em maio e defendeu parcerias na área energética
Documentos vazados pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden ao programa mostraram que a rede privada de computadores da Petrobras foi alvo do serviço secreto. Os documentos foram repassados ao jornalista e ativista americano Gleen Greenwald, que vive no Rio de Janeiro. Na audiência pública no Senado em que participou no início de agosto, Greenwald já havia declarado que o interesse dos serviços secretos americanos não dizia respeito apenas à segurança, mas a disputas comerciais e industriais dos EUA.
Segundo a reportagem veiculada ontem, nos slides utilizados pela NSA em uma apresentação durante um treinamento feito em maio do ano passado, o nome da petroleira brasileira é citado várias vezes em exemplos de como ocorre o procedimento. O objetivo seria o acesso a esse tipo de rede usada por empresas para guardar informações sigilosas. A empresa Google, o Ministério das Relações Exteriores da França e a rede do Swift, cooperativa que reúne mais de 10 mil bancos, também são citados. De acordo com a reportagem, para cada alvo, é criado uma pasta onde são armazenados dados das comunicações interceptadas e os endereços de IP, a identificação de computadores ligados à rede privada que “deveria estar imune aos ataques”.
Fonte: Correio Braziliense
-
Brasil3 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil3 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo3 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
