Regional

Doar sangue é vital para recuperação de pacientes

Published

on

A importância de doar sangue é gigantesca. Uma contribuição que o doador realiza, equivale a uma bolsa do líquido. Com isso, é retirada uma média de 400 a 450 ml. De acordo com o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, doutor Flávio Francisco Vormittag, afirma que com esse simples gesto, até quatro vidas podem ser salvas. Pacientes que sofrem algum grave acidente, pessoas que necessitam realizar cirurgias e possuem problemas crônicos como anemia falciforme e hemofilia, são exemplos de quem pode ser ajudado por uma doação. Após a doação, geralmente quem realiza a ação não pode realizar muito esforço, o doutor explica o que se deve fazer após visitar algum hemocentro ou unidade de coleta sanguínea.

“A pessoa deve beber bastante líquido, se hidratar bem, porque as quantidades que são doadas não são quantidades que venham trazer problema ao doador, isso é feito com muito cuidado. E o organismo a partir do momento que detecta que houve uma pequena baixa, imediatamente ele aumenta sua produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, para repor, isso é uma reação do organismo humano natural. ”

LOC.: Doador há 20 anos, o comerciante de 51 anos, morador do bairro Jardim Goiás na cidade de Rio Verde, Mário Furacão, diz que a doação entrou em sua rotina por um exemplo do pai. Hoje em dia ele faz questão de ir ao Hemocentro nas datas certas para ajudar as pessoas. Ele comenta que, para ele, o gesto melhora o organismo de quem doa.

“Muito bem, além de ser uma doação, parece até que o corpo da gente a gente sente muito bem. Além de você estar sabendo que está ajudando outra pessoa que precisa do sangue, você se sente bem também. É como se você renovasse também o seu sangue. Além da parte de doação, que você sabe que tem muitas pessoas precisando, você ainda está fazendo um bem para o seu organismo. ”

Para doar sangue a pessoa deve estar saudável, ter de 16 até 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. É importante dizer que homens podem doar quatro vezes no ano; e mulheres, três, sempre num espaço de no mínimo 60 dias. Procure o hemocentro mais próximo para realizar esse gesto de carinho e ajude a salvar vidas. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

EM ALTA

Sair da versão mobile