Tecnologia
Do Mac ao iPhone – Conheça o império de 37 anos da Apple
No dia 1º de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne decidiram se juntar para produzir computadores em miniatura e com isso acabaram fundando umas das empresas mais importantes na área de tecnologia: a Apple.
No dia 1º de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne decidiram se juntar para produzir computadores em miniatura e com isso acabaram fundando umas das empresas mais importantes na área de tecnologia: a Apple.
Steve Jobs começou a pensar em seu próprio negócio quando trabalhava como desenvolvedor da Atari. Depois de um tempo trabalhando para a gigante de videogames, o empresário decidiu que era melhor fazendo marketing e auxiliando na criação de produtos do que trabalhando como empregado.
Jobs e Wozniak, que naquela época trabalhava para a HP como engenheiro de tecnologia, se juntaram à Ronald Wayne e desenvolveram seu primeiro kit de eletrônica: o Apple I, que permitia que o cliente construísse sua própria máquina. Mas o sucesso veio mesmo com o lançamento do Apple II, no final da década de 1970. A máquina, que rodava programas gráficos e jogos eletrônico, chamou a atenção de investidores e começou a crescer.
Já em 1984, surgiu o primeiro Macintosh, e com ele algumas mudanças também apareceram: um ano antes do Mac chegar, Jobs contratou o executivo John Sculley, para melhorar os lucros da empresa, mas, com as vendas pouco animadoras e o estilo centralista de gestão de Jobs não agradando, Sculley decidiu demitir o cofundador da empresa.
Depois de ser demitido de sua própria empresa, Steve Jobs criou a empresa NeXT e ainda ajudou na criação da Pixar, conhecido estúdio de animações. Enquanto isso, a Apple passava por mudanças: Sculley ficou na presidência da empresa até 93, passando o cargo para Michael Spindler, que foi substituído por Gil Amelio em 1996.
Amelio comprou a NeXT e trouxe Steve Jobs de volta para a Apple. Aos poucos, Jobs assumiu mais uma vez a posição de CEO, expandindo a empresa para além da computação pessoal, anunciando produtos como o iPod, a loja iTunes, o iPhone e o iPad. Steve Jobs trabalhou com a empresa que criou até janeiro de 2011, quando um câncer o impediu de continuar suas atividades.
Atualmente, a Apple tem no comando Tim Cook, o homem escolhido pessoalmente por Jobs para assumir seu cargo. A grande maçã vem testando novos produtos, como o iPhone 5 e novas linhas de iPad e iPad mini. A empresa também avalia criar dispositivos de baixo custo para concorrer com seus rivais, como a Samsung.
Fonte: Uol Notícias
-
Iguatu2 dias atrásIGUATU: Morte de adolescente de 12 anos após atendimentos no HRI levanta questionamentos sobre diagnóstico de apendicite
-
Brasil2 dias atrásQuaest mostra disputa presidencial mais apertada: Lula lidera no primeiro turno, mas empate técnico aparece no segundo
-
Iguatu1 dia atrásCiro e Elmano iniciam campanha pelo Governo do Ceará com agendas no interior e disputa por território
-
Noticias18 horas atrásAlgodão colorido une tradição, inovação e novas oportunidades para a agricultura em Iguatu
-
Artigo18 horas atrásCRÔNICAS DE UM BRASIL CANTADO: Músicas de Plástico
-
Artigo18 horas atrásCRÔNICAS DE UM BRASIL CANTADO: Edna, Belchior e o exílio: quando desaparecer também é uma escolha
-
Ceará5 horas atrásElmano e Ciro começam a campanha pelo Governo do Ceará com estratégias diferentes
-
Iguatu5 horas atrásIguatu – Como os candidatos largaram na campanha de 2026 no Ceará
